Comparação de variáveis antropométrica de escolares da rede pública do estado de São Paulo praticantes de handebol e atividade física geral após três meses de treinamento
Resumo
O estudo teve como objetivos analisar e comparar aantropometria e as capacidades neuromusculares escolares de 11 a 13 anos, de uma escola pública situada no município de Guarulhos (SP). A amostra foi constituída de 24 escolares. Para a análise estatística foi utilizado para verificar a normalidade dos dados o teste de SHAPIRO WILK. Para os dados paramétricos foi utilizado o teste “t”, e para os dados não paramétricos foi utilizado o teste de WILCOXON. Adotou-se um nível de significância de 5%. Os dados foram processados no SPSS 13.0. Com os resultados obtidos, pode-se concluir que os resultados apresentados pelas crianças, de modo geral, foram satisfatórios para manutenção da saúde.
Referências
-Böheme, M. T. S. Aptidão física: aspectos teóricos. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. Vol. 7. p. 52-55. 1993.
-Braga, F.; Generosi, R. A.; Garlipp, D. C.; Gaya, A. Programas de Treinamento de Força para Escolares sem uso de Equipamentos. Revista Eletrônica da Ulbra São Jerônimo. Vol. 3. 2008.
-Caputo, E. L.; Silva, M. C.; Correia, P. V.; Pereira, W. E.; Vaz, V. P. Análise dos componentes de aptidão física de adolescentes praticantes de handebol. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 14. Núm. 133. 2009.
-Ferreira, J. S.; Ledesma, N. C. Indicadores de flexibilidade em escolares de 11 anos de idade de uma escola de Campo Grande-MS, Brasil. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 12. Núm. 118. 2008.
-Gallahue,D. Educação física desenvolvimentista. Cinergis. Santa Cruz do Sul. Vol. 1. Núm. 1. p. 7-18. 2000.
-Matsudo, S. M. M.; e colaboradores. Nível de atividade física em crianças e adolescentes de diferentes regiões de desenvolvimento. Revista da APEF. Londrina. Vol. 3. Núm. 4. 1998.
-Oliveira, A. S. A.; Machado Filho, R. A especialização precoce em jovens atletas na modalidade de voleibol. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. Núm. 153. 2011.
-Oliveira, A. R.; Gallagher, J. D. Treinamento de força muscular em crianças: novas tendências. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 2. Núm. 3. p. 80-90. 1997.
-Souza, O. F.; Neto Cândido, S. P. Alteração anual do desenvolvimento físico de meninos de 9 para 10 anos de idade. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm. 3. p. 19-24. 2002.
-Vitor, F. M.; Uezu, R.; Silva, F. B. S.; Böheme, M. T. S. Aptidão física de jovens atletas do sexo masculino em relação à idade cronológica e estágio de maturação sexual.Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 22. Núm. 2. p. 139-48. 2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).