Qualidade de vida em professores da rede pública estadual de ensino da cidade de Aracaju-SE
Resumo
Objetivo: Diagnosticar a qualidade de vida dos professores de Aracaju-Se. Materiais e Métodos: Estudo descritivo do tipo Survey. Coletou-se os dados em agosto de 2007, em 04 escolas estaduais de Aracaju. A amostra teve a participação de 80 sujeitos, onde esses foram divididos em dois grupos (G1 e G2), G1: 1-40 professores da 1ª-4ª séries do ensino fundamental e G2: 2-40 professores da 5ª-8ª séries do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita através do questionário Whoqol-bref, desenvolvido e validado pela Organização Mundial da Saúde para verificar a qualidade de vida dos indivíduos. Na análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva e o teste t para amostras independentes com nível de significância de 5% (p ≤ 0,05). Resultados e Discussão: O domínio meio ambiente apresentou menor valor para qualidade de vida, com as seguintes características para os professores de 1ª-4ª séries, por domínio: a) Físico: 65,18±15,44; b) Psicológico: 65,73±11,18; c) Relações Sociais: 71,04±18,78; d) Meio Ambiente: 48,44±10,71. Para os professores de 5ª-8ª séries, foram encontrados por domínio: a) Físico: 68,84±18,41; b) Psicológico: 69,17±14,85; c) Relações Sociais: 69,38±16,06; d) Meio Ambiente: 54,77±16,88. Conclusão: Os grupos estão dentro de uma faixa adequada de qualidade de vida, devendo-se atentar para as condições de trabalho do grupo, refletida nos valores do escore meio ambiente.
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