Correlação entre o teste de 12 minutos em terreno plano e em terreno acidentado nos militares do 5º Regimento de Carros de Combate
Resumo
Entre os vários Testes de Aptidão Física (TAF) para verificar os níveis de condicionamento de militares do Exército Brasileiro, o Teste de 12 minutos é o que avalia a capacidade cardiopulmonar através da distância percorrida transformada em menções, influenciando diretamente na carreira de Oficiais e Praças ao serem somadas como quantificação do mérito, porém no 5° Regimento de Carros de Combate (5ºRCC) o percurso utilizado é acidentado, contrariando o que prescreve o protocolo de Cooper e a portaria do Exército que regula sua execução. Para verificar a correlação entre o teste de 12 minutos em terreno plano e em terreno acidentado nos militares do 5º RCC, um grupo (n=32; de 23 ± 5,7 anos) foi avaliado nos dois percursos. No primeiro dia, na pista de 400m, cada militar correu a distância máxima no tempo de 12 minutos, a prova foi realizada em piso duro e plano, com as distâncias marcadas de 50 em 50 metros, sendo considerado resultado final a próxima marca a ser ultrapassada pelo militar. Após 72 horas, no segundo dia de teste, a corrida foi feita no percurso acidentado que normalmente é utilizado pelos militares do 5º RCC, o restante da avaliação seguiu os mesmos critérios do primeiro dia de teste. Considerando que o teste t não revelou diferenças entre o primeiro e o segundo dia de corrida, foi constatado que não há diferenças significativas entre o percurso plano e o percurso acidentado. O resultado indica que no percurso utilizado pelo 5º RCC não há diferença significativa nas menções finais para os militares que forem avaliados.
Referências
- BRASIL. Estado Maior Do Exército. Manual de Campanha C 20-20, Treinamento Físico Militar. 3ª ed. Brasília: EGGCF, 2002.
- BRASIL. PORTARIA EME Nº 150, de 27 de dezembro de 2002. Instruções Reguladoras para o Sistema de Valorização do Mérito dos Militares do Exército. Brasília: EGGCF, 2002.
- BRASIL. PORTARIA EME Nº 223, de 23 de dezembro de 2007. Diretrizes para o Treinamento Físico militar e sua Avaliação. Brasília: EGGCF, 2005.
- Cooper, Kenneth. Aptidão Física em Qualquer Idade. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército e Fórum, 1972.
- Cooper, Kenneth. Capacidade Aeróbia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Fórum, 1972.
- Filho, J.A.; Buerger S.; Bolsanello, A.; Oliveira, R.B.; Santos, S.L.; Gubaua, F.; Bolsanello, M.A.; Werlang, E.L.; Duarte, M.E.; Rhoden, P.; Czerwonka, R.M. Educação Física: Teste de Cooper. Curitiba. Volume I. Editora Educacional Brasileira. 1973.
- Jacobina, D.S.; Souza, D.F.X.; Nunes, J.P.S.; Curto, L.B.; Aguiar, L.F.M.; Vasconcelos, L.F.C.; Ross, M.R.G.; Ribeiro, R.A.C.; Cunha, R.S.P. Comparação do Estado Nutricional e do Nível de Condicionamento Físico de Oficiais Combatentes do Exército Brasileiro nos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Comando e Estado-Maior. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 137. Junho 2007: pág. 41-55.
- Oliveira, Eduardo. Validade do Teste de Aptidão Física do Exército Brasileiro como Instrumento para a Determinação das Valências Necessárias ao Militar. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 131. Agosto 2005: pág. 30-37.
- Silva, C.F.O.; Silveira, L.F.; Mota, R.B.; Andrade Junior, A.E.; Xavier, E.L.M.; Cabral, A.L.N.; Dario G.L.; Castro, D.G.L.; Brito, R.P.; Alves Junior, J.C.; Lima, L.F.A.; Luís Fernando Medeiros Nóbrega, L.F.M.; La Porta Junior, M.A.M.; Martins, M.E.A.; Cunha, R.S.P. Relação dos Testes de 12 minutos e de 40 segundos com o Método Não-Invasivo de determinação de Tipologia de Fibras em Jovens Púberes do Programa Rio Criança Cidadã. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 131. Agosto 2005: pág. 7-14.
- Speck, L.M.; Macedo, H.G.C.; Carvalho, G.B.; Neto, S.R.N.; Barbosa Junior, A.C.S.; Forquim Junior, W.M.; Alves, T.R.; Andrade Junior, J.L.; Rodrigues, A.V.S. Comparação dos Testes de Cooper e da Universidade de Montreal dom o Teste de Medida Direta de Consumo Máximo de Oxigênio. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 136. Março 2007: pág. 13-19.
- Vieira, G.; Duarte, D.; Silva, R.; Fraga, C.; Oliveira, M.; Rocha, R.; Ferreira, G.; Alves, K; Duarte, A.F.A. Efeitos de Oito Semanas de Treinamento Físico Militar sobre o Desempenho Físico, Variáveis Cardiovasculares e Somatório de Dobras Cutâneas de Militares de Força de Paz do Exército Brasileiro. Revista de Educação Física. Rio de Janeiro. Nº 134. Agosto de 2006: pág. 30-40.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).