Análise da cinética de lactato durante uma aula de Karatê - Dô Shotokan
Resumo
O referido estudo teve como objetivo analisar a cinética de lactato durante uma aula de karate–Dô e compará-la aos objetivos da aula. O grupo avaliado foi constituídos por três praticantes de Karate–Dô Shotokan,com idade entre 18 e 25 anos e com pelo menos 18 meses de prática desta modalidade. Os materiais utilizados para a mensuração de lactato sanguíneo foram um Lactímetro Accutrend Lactato Roche. Para determinação dos objetivos da aula foi utilizado um questionário. Considera que a resposta do lactato sanguíneo ao exercício tem sido bastante utilizada na prescrição da intensidade de esforço e no estabelecimento dos limites de domínios da intensidade de exercício (leve, moderado, intenso). O aumento nas concentrações de lactato sanguíneo á valores acima de 4mmols, caracteriza que esta atividade utiliza – se de glicólise anaeróbia como importante via para o seu desempenho. Este estudo demonstrou que é necessário investir em pesquisas com superioridade numérica da amostra que determinem a intensidade de outras aulas com objetivos diferentes. Isto dará início á um trabalho dentro dos princípios do treinamento desportivo, organizando cada aula de acordo com o objetivo e respeitando o nível de intensidade correspondente às capacidades físicas á serem treinadas.
Referências
- Bompa, Tudor O. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. 4.ed. São Paulo: Editora Phorte, 2002.
- Brunetto, Antônio Fernando.; e colaboradores. Limiar ventilatório e variabilidade da freqüência cardíaca em adolescentes. Rev Bras Med Esporte., Niterói, v. 11, n. 1, 2005.
- Denadai, B.S.; e colaboradores. Avaliação aeróbia: determinação indireta da resposta do lactato sangüíneo. Motrix, Rio Claro, 2000.
- Denadai, Benedito Sérgio.; e colaboradores. Efeito da cadência de pedalada sobre as respostas metabólica e cardiovascular durante o exercício incremental e de carga constante em indivíduos ativos. Rev Bras Med Esporte., Niterói, v. 11, n. 5, 2005.
- Funakoshi, Guichin. Karate – Do Nyumon. 9º ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1988.
- Lima, Elessandro Váguino de.; e colaboradores. Estudo da correlação entre a velocidade de reação motora e o lactato sanguíneo, em diferentes tempos de luta no judô. Rev Bras Med Esporte., Niterói, v. 10, n. 5, 2004.
- Pitanga, Francisco José Godin. Testes, Medidas e avaliação em Educação Física. 4.ed. São Paulo: Editora Phorte, 2005.
- Platonov, Vladmir Nicolaiev. A preparação Física, Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
- Powers, S.; Howley, Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e ao Desempenho. 1º ed. São Paulo: Editora Manole, 2000.
- Ratti, Oscar. As Artes Marciais no Japão feudal.1º ed. São Paulo: Editora Madras, 2006.
- Rocha, Paulo Eduardo Carnaval Pereira da. Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte: Rio de Janeiro: 6º edição: Editora Sprint, 2004.
- Silva, Luiz Roberto Rigollin. Treinamento com crianças e adolescentes. 1º ed. São Paulo, Phorte, 2006.
- Weineck, Jurgen. Treinamento Ideal: instruções técnicas sobre desempenho fisiológico incluindo construção específica de treinamento infantil e juvenil: 9º edição, Manole, 1999.
- Zacharov, Andrei Anatolovitch. Ciência do Treinamento Desportivo. 2º ed. Grupo Palestra, 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).