Análise qualitativa de três exercícios utilizados em musculação para o grupamento costas
Resumo
A cinesiologia é um ramo da biociência responsável pelo estudo da estrutura humana, seus movimentos eos planos e eixos nos quais o movimento ocorre. O objetivo foi analisar comparativamente os músculos e articulações envolvidas em três exercícios comuns no treinamento resistido. Estudo do tipo observacional modelo analítico descritivo comparativo, ondese buscouanalisar três exercícios utilizados em treinamento na musculação, evidenciando a articulação envolvida, a classificação anatomo-funcional, classificação morfológica, plano e eixo de movimento, nomenclatura cinesiológica do movimento e os músculos envolvidos na ação. Utilizou-se livros de cinesiologia e anatomia para facilitar a descrição e análise das ações de movimento, as literaturas escolhidas através da análise de referências mais utilizadas nas disciplinas de anatomia e cinesiologia dos cursos de Educação Físicas das Instituições de ensino superior de Fortaleza. Não houve diferenças cinesiológicas entre o puxador costa pegada média e puxador frente pegada média. Na análise do puxador frente pegada fechada comparado com os outros dois exercícios acima citados, observou-se diferença de movimento e músculos atuantes, embora as articulações envolvidas sejam as mesmas. Esse fato se deu devido a ação articular do ombro e escápula serem diferentes entre puxador frente pegada fechada, se comparado compuxador pegada média frente e costa.
Referências
-Alves, J. C. C.; Scrivante, B. F.; Silva, N. S.; Pires, C. M. R.; Magosso, R. F. Análise de Diferença no Teste de 1 RM no Exercício Agachamento Paralelo(90º.) e Completo na Barra Guiada. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 6. Núm. 36. p. 631-635. 2012. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/465/455 >
-Atwater, A. E. Cinesiologia / biomecânica: Perspectivas e tendências. Pesquisa trimestral para Exercício e Desporto. Vol. 51. Núm. 1. p. 193-218. 1980.
-Campos, M. A. Biomecânica da musculação. Sprint 2ª edição. Rio de Janeiro, 2000.
-Delavier, F. Guia dos Movimentos de Musculação -Abordagem Anatômica l. Manole. 2000.
-Mussi, R. F. F.; Lima, L. C. G.; Gomes, M. A. Análise Cinesiológica De Uma Série Básica De Musculação. Boletim EF.org.[s.a].
-Rasch, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. 7ª edição. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1991.
-Rodrigues, C. E. C.; Carnaval, P.E. Musculação: teoria e prática. Sprint, 23ª edição. Rio de Janeiro. 1999.
-Smith, L.; Weiss, E. L.; Lehmkuhl, L. D. Cinesiologia clínica de Brunnstrom. Manole, 5ªed. São Paulo, 1997.
-Silva, L. P. Análise biomecânica do exercício "puxada alta" utilizando dois diferentes aparelhos de musculação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. 2008. Disponível em:<http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91493> Acesso em 09/01/2013.
-Thompsom, C. W.; Floyd, R.T. Manual de Cinesiologia Estrutural. Manole. 2002. 14ª edição. São Paulo.
-Zernicke, R. F. Surgimento de Biomecânica Humanos. Perspectivas sobre as Disciplinas acadêmicas de Educação Física. Humano Cinética de Publicações. Champaign, IL. p. 124-136. 1981.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).