Análise de atletas de voleibol lesionados referente a posição exercida em quadra
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as principais lesões dos jogadores de voleibol, especificando as lesões de maior incidência de acordo com a função tática e especifica exercida pelo atleta. Materiais e Método: Esta análise foi realizada com 84 atletas, sendo mulheres 49% (n= 41) e homens 51% (n= 43) de posições e faixa etária diferentes. Resultado e Discussão: o meio de rede é a posição especifica onde ocorre o maior número de lesões entre as mulheres, sendo a torção de tornozelo com 28% e luxação nas mãos e dedos com 21% as de maiores incidência. Já no gênero masculino os pontas aparecem com maior incidência de lesões sendo a torção de tornozelo com 42% e tendinite no ombro com 33% as duas primeira. Isto nos mostrou que a maioria destas lesões acontece no momento de defesa em que o atleta se desloca e salta para executar o bloqueio na rede, e o ataque na rede executado com maior freqüência pelas pontas. Conclusão: O que nos levou a concluir que o deslocamento aumenta a incidência de torções de tornozelo tanto quanto os saltos realizados para o ataque e bloqueios e a luxação nos dedos se dá também neste momento e a já a tendinite nos ombros devido ao excesso de repetições executadas nos treinos e jogos.
Referências
- Becker Júnior, B. Manual de psicologia do esporte & exercício. Porto Alegre: Nova Prata, 2000.
- Bizochi, C. O voleibol de alto nível: da iniciação a competição. 2º ed. São Paulo: Manole, 2004.
- Carnaval, P. E. Cinesiologia aplicada aos esportes. 2º ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
- Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). História do voleibol < www.volei.org.br >acesso 21/04/2007
- Fernandes Filho, J. Descoberta de talentos. Volume l – Número 2 – Versão l.l – Rio de Janeiro: Shape, 2003.
- Hilmann, S.K. Avaliação, prevenção e tratamento imediato das lesões esportivas. São Paulo: Manole, 2002.
- Peterson, L.; Renström, P. Lesões do esporte: prevenção e tratamento. 3º ed. São Paulo: Manole, 2002.
- Suvorov, Y.P.; Grishin, O.N. Voleibol iniciação: volume l. 2º ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.
- Weinberg, R.S.; Gould, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- Weineck, J. Treinamento ideal. 9º ed. São Paulo: Manole, 1999.
- Wilmore, J.H. Fisiologia do esporte e do exercício. São Paulo: Manole, 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).