Comportamento da glicemia em jogadores profissionais durante uma partida de futsal pela liga nacional

  • Elaine Fátima de Oliveira Programa de Pós-Graduação em fisiologia do exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Vilson Damião Silva Pacheco Programa de Pós-Graduação em fisiologia do exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Francisco Navarro Programa de Pós-Graduação em fisiologia do exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação em fisiologia do exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Fisiologia do Exercício, Futsal, Suplementos, Glicemia

Resumo

Objetivo: investigar o comportamento da glicemia em jogadores profissionais durante uma partida de futsal válida pela Liga Nacional; Materiais e Método: Participaram do estudo 14 atletas de futsal pertencentes à equipe John Deere da cidade de Horizontina Rio Grande do Sul, que disputa a Liga Nacional. a) atletas que participaram da partida e ingeriram bebida carboidratada; b) atletas que não jogaram com atleta que ingeriram cápsula de Glucozamina Sulfato (1,0) G Condroitina Sulfato (0,8); Discussão e Resultados: Os atletas que ingeriram Gatorade, Carb Up 25g e Glucozamina Sulfato (1,0) G Condroitina Sulfato (0,8), demonstraram um aumento na glicemia ao final da partida acima dos valores coletados antes da partida. Conclusão: o comportamento da glicemia dos jogadores de futsal no final da partida aumentou e isso significa que a análise estatística indicou a média da glicemia dos atletas que participaram do jogo antes da partida foi de 111,36, e após o término obteve um resultado de média de 159,55. Entretanto pode se concluir que o aumento da glicemia provavelmente se dá ao fato dos atletas terem sidos suplementados antes da partida e também a intensidade do exercício, considerando que o futsal é caracterizado por movimentos velozes e reações rápidas e estas demandas influenciam no nível de desempenho dos atletas.

Referências

- Bacurau, R.F. Nutrição e Suplementação Esportiva. 2ª edição ver. e amp.. São Paulo. Phorte.2001.

- Foss, Merle L. Bases fisiológicas do exercício e do esporte. RJ, Guanabara Koogan, 2000, (pg.374-376).

- Guerra, Isabela; Soares, Eliane de Abreu; Burini, Roberto Carlos. Aspectos nutricionais do futebol de competição. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. V.7, Novembro/Dezembro 2000, (pg.200-206).

- Lopes, Alexandre Apolo da Silveira Menezes. Futsal metodologia e didática na aprendizagem. SP, Phorte, 2004, (pg.113-119).

- Maughan, Ron; Geelson, Michael; Greenhaff, Paul L. Bioquímica do exercício e do treinamento. SP, Manole, 2000, (pg. 64-88).

- Mcardle, William D; Katch, Frank I; Katch, Vitor L. Fundamentos de fisiologia do exercício. RJ, Guanabara, 2000, (pg.206-228).

- Pereira, Benedito; Pessoa, Tácito de Souza Jr. Dimensões Biológicas do treinamento físico. SP, Phorte, 2005, (pg. 174-177).

- Soares, Ben-Hur; Filho, Hugo Tourinho. Análise da distancia e intensidade dos deslocamentos, numa partida de futsal, nas diferentes posições de jogo. Revista brasileira Educação Física e Esporte. SP. V. 20 n°2 Abril/Junho 2006, (pg. 93-101).

- Weineck, Jürgen. Futebol total o treinamento físico no futebol. SP, Phorte, 2000, (pg.41-46).

- Willians, Melvin H. Nutrição para a saúde condicionamento físico e desempenho esportivo. SP, Manole, 2002, (pg.94-132).

Publicado
2011-12-11
Como Citar
Oliveira, E. F. de, Pacheco, V. D. S., Navarro, F., & Navarro, A. C. (2011). Comportamento da glicemia em jogadores profissionais durante uma partida de futsal pela liga nacional. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 2(7). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/69
Seção
Artigos Científicos - Original