Análise da imagem corporal em escolares de 7 a 12 anos dos gêneros masculino e feminino do município de Cacoal/RO
Resumo
A imagem do corpo é um retrato do nosso próprio corpo que formamos na nossa mente, ou seja, como parece que o nosso corpo é, sendo esta imagem desenvolvida através das várias sensações que este representa, assim como é influenciada pelas experiências anteriores e pelas nossas ações e decisões que tomamos. O objetivo do estudo foi: Analisar a diferença entre imagem corporal em escolares dos gêneros masculinos e femininos. Identificar a imagem corporal real e ideal nos escolares. Verificar em qual escala do protocolo de Collins os escolares mais se enquadram. A pesquisa se caracteriza como transversal e observacional, tendo características quali-quantitativa. A amostra contou com 389 escolares, com idades de 7 a 12 anos, separados em dois grupos, o grupo 1 do gênero masculino, contou com 196 crianças com média de idade de 8,3 anos +-2,1 anos e o grupo 2 do gênero feminino com média de idade de 8,9 anos +-1,4 anos. Para obtenção dos resultados foi utilizado o protocolo de Collins, consiste em, uma “prancha” com 7 desenhos respetivamente para o sexo masculino e o feminino. A classificação varia entre1 muito magro e 7 muito gordo. Pode-se verificar que no gênero masculino a imagem que mais se destacou foi a imagem 4 com 84 identificações representando um percentual de 42,86%. Já no gênero feminino a imagem mais identificada foi a imagem 2 com 89 identificações representando um percentual de 46,11%. Pode-se perceber que todas as variáveis no sexo masculino apresentaram diferenças significativas na comparação entre a Imagem corporal real e a Imagem corporal Ideal.
Referências
-Branco, L.M.; Hilário, M.O.E.; DE Pádua Cintra, I. Percepção e satisfação corporal em adolescentes ea relação com seu estado nutricional. Revista de Psiquiatria Clínica. Vol. 33. Núm. 6. p. 292-296. 2006.
-Collins, M.E. Body figure perceptions and preferences among preadolescent children. International Journal of Eating Disorders. Vol. 10. p. 199-208. 1991.
-Coqueiro, R.S.; Petroski, E.L.; Pelegrini, A.; Barbosa, A.R. Insatisfação com a imagem corporal: avaliação comparativa da associação com estado nutricional em universitários. Rev. psiquiatria. Vol. 30. Núm. 1. p. 31-38. 2008.
-Corseuil, M.W.; Pelegrini, A.; Beck, C.; Petroski, E.L. Prevalência de insatisfação com a imagem corporal e sua associação com a inadequação nutricional em adolescentes. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 20. Núm. 1. p. 25-31. 2009.
-Freitas, N.K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico-conceituais. Ciências e Cognição. Vol. 13. Núm. 3. p. 318-324. 2009.
-Fisher, R.V. Decoupling of pyroclastic currents: hazards assessments. Journal of Volcanology and Geothermal Research. Vol. 66.Núm. 1. p. 257-263.1995.
-Mello, J.M.H. Sistema de informação sobre nascidos vivos-SINASC. In: Série divulgação. Centro brasileiro de classificação de doenças. 1992.
-Kazmier, L. J. Estatística aplicada a Economia e administração. McGraw-Hill.375 p.1982.
-Saikali, C.J.; Soubhia, C.S.; SCalfaro, B.M.; Cordas, T.A. Imagem corporal nos transtornos alimentares. Rev. psiquiatr. clín. Vol.31. Núm. 4. p. 164-166. 2004.
-Schilder, P. A Imagem do Corpo. As Energias Construtivas da Psiq Eu. Martins Fontes. 316p. 1980.
-Serassuelo Junior, H. Rodrigues, A.R.; Cyrino, E.S.; Ronque, E.V.; Oliveira, R.S.; Simões, A.C. Aptidão física relacionada à saúde em escolares de baixo nível socioeconômico do município de Cambé-PR. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 16. Núm. 1. p. 5-11. 2008.
-Tavares, M.C.G.C.F. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. Manole. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).