Análise da imagem corporal em escolares de 7 a 12 anos dos gêneros masculino e feminino do municí­pio de Cacoal/RO

  • Rafael Ayres Romanholo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Fernando Costa Baia GPMOSOS-Grupo de Pesquisa em Motricidade Humana, Sociedade e Saúde - IFRO.
  • Adriano Robson Nogueira da Lucena Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal
  • Célio José Borges Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil
  • Maria Isabel Mourão Varvalhal Universidade de Trás os Montes e Alto do Douro
Palavras-chave: Imagem corporal, Escolares, Gêneros

Resumo

A imagem do corpo é um retrato do nosso próprio corpo que formamos na nossa mente, ou seja, como parece que o nosso corpo é, sendo esta imagem desenvolvida através das várias sensações que este representa, assim como é influenciada pelas experiências anteriores e pelas nossas ações e decisões que tomamos. O objetivo do estudo foi: Analisar a diferença entre imagem corporal em escolares dos gêneros masculinos e femininos. Identificar a imagem corporal real e ideal nos escolares. Verificar em qual escala do protocolo de Collins os escolares mais se enquadram. A pesquisa se caracteriza como transversal e observacional, tendo características quali-quantitativa. A amostra contou com 389 escolares, com idades de 7 a 12 anos, separados em dois grupos, o grupo 1 do gênero masculino, contou com 196 crianças com média de idade de 8,3 anos +-2,1 anos e o grupo 2 do gênero feminino com média de idade de 8,9 anos +-1,4 anos. Para obtenção dos resultados foi utilizado o protocolo de Collins, consiste em, uma “prancha” com 7 desenhos respetivamente para o sexo masculino e o feminino. A classificação varia entre1 muito magro e 7 muito gordo. Pode-se verificar que no gênero masculino a imagem que mais se destacou foi a imagem 4 com 84 identificações representando um percentual de 42,86%. Já no gênero feminino a imagem mais identificada foi a imagem 2 com 89 identificações representando um percentual de 46,11%. Pode-se perceber que todas as variáveis no sexo masculino apresentaram diferenças significativas na comparação entre a Imagem corporal real e a Imagem corporal Ideal.

Biografia do Autor

Rafael Ayres Romanholo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Licenciado em Educação Fí­sica - UEM; Especialista em Treinamento Desportivo - UEM; Mestre em Ciências da Saúde - UnB; Doutorando em Ciências do Desporto - UTAD/PT

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Publicado
2014-12-29
Como Citar
Romanholo, R. A., Baia, F. C., Lucena, A. R. N. da, Borges, C. J., & Varvalhal, M. I. M. (2014). Análise da imagem corporal em escolares de 7 a 12 anos dos gêneros masculino e feminino do municí­pio de Cacoal/RO. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 8(50). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/705
Seção
Artigos Científicos - Original