Performance de sujeitos jovens saudáveis em um programa de treinamento em realidade virtual: efeito imediato e ao longo do tempo

  • Danilo Oliveira Silva Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP
  • Ana Valéria Gonçalves Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marina Dalla Costa Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ronaldo Valdir Briani Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carolina Silva Flóride Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Amâncio Aragão Doutor em Ciências do Movimento Humano; Coordenador do Laboratório de Pesquisa do Movimento Humano - LAPEMH; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Jogos de video, Aprendizado, Atividade motora

Resumo

Introdução: Apesar do reconhecimento da importância da atividade física na qualidade de vida, atualmente os níveis apresentados pela população têm sido considerados baixos com relação aos ideais. Uma possibilidade de recurso não convencional que vem sendo empregada como atividade física é a realidade virtual (RV), com consoles de baixo custo, entretanto, são necessárias evidências quanto a sua eficácia e principalmente informações acerca da manutenção dos efeitos obtidos ao longo do tempo. Objetivo: Analisar o efeito de um programa de treinos em RV sobre a performance de indivíduos saudáveis e verificar a manutenção do efeito ao longo do tempo. Materiais e métodos: A amostra foi composta por 10 indivíduos saudáveis do sexo masculino, que foram submetidos a uma avaliação, em RV, seguida de um programa composto por 10 sessões de treinamento realizadas em cinco semanas utilizando o console Nintendo Wii®, após o treinamento foi realizada uma avaliação e para avaliar a manutenção dos efeitos causados pelo treinamento, outra avaliação foi feita três meses após o fim do treinamento de uma tarefa que exigia deslocamentos no sentido médio-lateral. Resultados: Observou-se redução do tempo de execução da tarefa, melhora na performance dos sujeitos quando comparadas a avaliação Pré, com relação às avaliações Pós e 3 Meses. Conclusão: O programa de treinamento utilizando tarefas em RV pode melhorar o desempenho de sujeitos saudáveis em tarefas que envolvam deslocamentos no sentido médio-lateral e écapaz de manter os resultados após 3 meses.

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Publicado
2015-01-02
Como Citar
Silva, D. O., Gonçalves, A. V., Costa, M. D., Briani, R. V., Flóride, C. S., & Aragão, F. A. (2015). Performance de sujeitos jovens saudáveis em um programa de treinamento em realidade virtual: efeito imediato e ao longo do tempo. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 9(51), 24-30. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/709
Seção
Artigos Científicos - Original