Prevenção e tratamento da lombalgia em funcionárias do setor de serviços gerais de uma escola da rede privada da cidade de Ponta Porã-MS
Resumo
A lombalgia continua sendo uma desordem muito comum entre trabalhadores das mais diversas profissões, causando prejuízos não só para a saúde do trabalhador como também para as empresas e para os órgãos de saúde. O objetivo desse estudo foi realizar a prevenção e tratamento da dor lombar bem como melhorar a amplitude de movimento da coluna lombar em funcionárias do setor de serviços gerais. Ao total, vinte funcionárias desse setor compuseram a amostra. Mediante a necessidade de diminuir a incidência do quadro álgico e melhorar a flexibilidade muscular, foi criado um programa de tratamento e acompanhamento específico, visando analisar a eficácia de exercícios bem como correção postural. Os dados foram coletados através de um questionário de avaliação; ao término do tratamento, foi aplicado outro questionário, de reavaliação, objetivando-se analisar os resultados obtidos. Verificou-se que a dor diminuiu em 80% dos casos; houve melhora no relacionamento com as colegas de trabalho, melhora na flexibilidade bem como redução do estresse e cansaço físico. Observou-se também uma maior preocupação com as posturas adotadas durante a jornada de trabalho por parte do público alvo.
Referências
- Alexandre, N.M.C.; Henrique, S.H.F.C.; Moraes, M.A.A. Considerações sobre uma avaliação clínica específica da coluna vertebral em trabalhadores de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP. São Paulo. v. 28, n. 3, 1994, 293-308.
- Braccialli, L.M.; Vilarta, P. Postura Corporal: Reflexões Teóricas. Fisioterapia em Movimento. Curitiba, v. XIV, n. 01, abr/set 2001, 65-71.
- Coimbra, R.; Oliveira, L. Compressão intradiscal em L5/S1 no exercício de agachamento. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 3, n. 4, 1998, 27-34.
- Corrigan, B.; Maitland, G.D. Prática Clínica Ortopedia e Reumatologia: diagnóstico e tratamento. São Paulo : Premier, 2000.
- Couto, H.A. Ergonomia Aplicada ao Trabalho. v.01. Belo Horizonte : Ergo, 1995.
- De Luca, M.C.Z. Prevenção e tratamento das lombalgias. Fisioterapia em Movimento. v. XIII, n. 1, abr/set. de 99, 61-78.
- Donelson, R.; April, C.; Medcal, F.R.; e colaboradores. A prospective study of centralization of lumbar and referred pain. A predictor of symptomatic discs and anular competence. Spine. n. 22, 1997, 1115-1122.
- Frymoyer, J.W. Can low back pain disability be prevented? Bailliere’s Clinical Rheumatology. v. 6, n. 3, 1992, 595-606.
- Guimarães, G.G.; Almeida, R.L. de. Lombalgia. Revista Fisio&Terapia. ano. VIII, n. 43, fev/mar. de 2004, 12-15.
- Hall, S.F. Biomecânica Básica. 3ªed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2000.
- Johannsen, F.; Rewvig, L.; Kryger, P.; e colaboradores. Exercices for chronic low back pain: a clinical trial. Jospt. n. 22, 1995, 52-59.
- Kisner, C.; Colby, L.A Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3ªed. São Paulo : Manole , 1998.
- Madeira, J. dos S.; Frederico, B.R.; Braga, E. de S.; e colaboradores. Prevalência de lombalgia em acadêmicos de fisioterapia no ambulatório de um hospital universitário. Fisioterapia Brasil. v. 3, n. 6, nov/dez. de 2002, 371-376.
- Marques, A.P. Manual de Goniometria. 1ªed. São Paulo : Manole, 1997.
- Marques, A.P.; e colaboradores. Alongamento muscular em pacientes com fibromialgia a partir de um trabalho de reeducação postural global (RPG). Revista Brasileira de Reumatologia. v. 34, n. 5, 1994, 232-234.
- Marras, W. Occupational low back disorder causation and control. Ergonomics. v. 43, n. 7, 2000, 880-902.
- Momesso, R.B. Proteja sua Coluna. São Paulo : Ícone, 1997.
- Mortimer, N.; Wiktaorin, C. Sports activities, body weight and smoking in relation to low back pain: a population based case-referent study. Scand Journal Medicine Science Sports. v. II, 2001, 178-184.
- Moskowitz, R.W. Reumatologia clínica: orientação do diagnóstico e conduta. 2ªed. São Paulo : Roca, 1985.
- Palmer, M.L.; Epler, M.E.. Fundamentos das técnicas de avaliação musculo-esquelética. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2000.
- Silva, M.C.; Fassa, A.G.; Valle, N.C.J. Dor lombar crônica em uma população adulta do Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro. v. 20, n. 2, nov/abr de 2004, 377-385.
- Skare, T.L. Reumatologia: Princípios e Prática. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1999.
- Spence, A.P. Anatomia Humana Básica. 2ªed. São Paulo : Manole Ltda, 1991.
- Tribastone, F. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados à Reeducação Motora Postural. 1ªed. São Paulo : Manole, 2001. p. 20-21.
- Yoshinari, N.H.; Bonfá, E.S.D.O. Reumatologia para o Clínico. São Paulo: Rooca, 2000.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).