Diminuição no percentual de gordura em mulheres praticantes de hidroginástica no período de 12 semanas
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de 12 semanas de prática de hidroginástica sobre o percentual de gordura corporal. Participaram da amostra 10 mulheres entre 25 e 53 anos de idade, já praticantes de atividade física. As participantes foram submetidas a duas avaliações antropométricas baseadas no protocolo de Faulkner (1968) modificado. O treinamento foi realizado em duas sessões semanais de hidroginástica, de 45 minutos, sem controle nutricional. A intensidade foi moderada, conforme a Escala Subjetiva de Esforço de Borg (1962). De acordo com os resultados, nove participantes apresentaram diminuição do percentual de gordura. Para análise dos resultados foi utilizado o Teste t de Student. Entretanto, a redução no percentual de gordura não foi estatisticamente significativa. Com base nos resultados, conclui-se que o período de 12 semanas é insuficiente para diminuir o percentual de gordura de forma significativa. É necessário manter a atividade física de forma continuada para a redução da composição corporal.
Referências
- Caromano, F.A.; Tthemudo Filho, M.R.F.; Candeloro, J.M. Efeitos fisiológicos da imersão e do exercício na água. Revista Fisioterapia Brasil. São Paulo. Num. 1. Ano 4. 2003.
- Caromano, F.A.; Ide, M.R. Movimento na água. Revista Fisioterapia Brasil. São Paulo. Vol. 4. Num. 2. 2003.
- Etchepare, L.S.; Pereira, É.F.; Graup, S.; Zinn, J.L. Terceira idade: aptidão física de praticantes de hidroginástica. Revista Digital. Buenos Aires. Num. 65. Ano 9. 2003.
- Fernandes Filho, J. A Prática da Avaliação Física. Rio de Janeiro: Shape, 1999.
- Gubiani, G.L.; Pires Neto, C.S.; Petroski, É.L.; Lopes, A.S. Efeitos da hidroginástica sobre indicadores antropométricos de mulheres entre 60 e 80 anos de idade. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Santa Catarina. Vol. 3. Num. 1. 2001.
- Hernandes Junior, Benito Daniel Olmos. Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
- Heyward, Vivian H.; Stolarczyk, Lisa M. Avaliação da Composição Corporal Aplicada. São Paulo: Manole, 2000.
- Marins, João C. Bouzas; Giannichi, Ronaldo S. Avaliação & Prescrição de Atividade Física: Guia Prático. 2.ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.
- Mélo, M.C.P; Pereira, V.A. Hidroginástica em piscina rasa e a melhoria da resistência aeróbica. Revista Baiana de Educação Física. Bahia. Vol. 2. Num. 3. 2001.
- Moreira, L. Benefícios da hidroginástica para os portadores de osteoporose. Revista Estudos. Goiás. Vol. 31. Num. 1. 2004. p. 57-66.
- Tribess, Sheilla; Petroski, Edio Luiz; Rodriguez-Añez, Ciro Romello. Percentual de gordura em praticantes de condicionamento físico pela impedância bioelétrica e pela técnica antropométrica. Revista Digital Efdeportes. Buenos Aires, set. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).