Efeitos de um programa de exercícios físicos sobre variáveis fisiológicas, musculares e metabólicas em mulheres da meia-idade e terceira-idade
Resumo
Objetivou-se analisar os efeitos de um programa de exercícios físicos sobre variáveis fisiológicas, musculares e metabólicas em 30 mulheres da meia-idade e da terceira-idade, residentes no município de São Miguel do Oeste-SC. Foram feitas avaliações prée pós-programade treinamento para a força muscular (membros inferiores e superiores), equilíbrio estático, resistência aeróbia, pressão arterial e frequência cardíaca de repouso. O programa de exercícios físicos foi realizado três vezes por semana e incluiu aulas de musculação, treinamento funcional, jogos adaptados (voleibol, handebol, basquetebol, futsal) e caminhada. Para a análise dos dados utilizou-se o programa estatístico computacional SPSS versão 17.0. A estatística descritiva (média e desvio padrão) foi usada para caracterizar a amostra e o testet de studentpareado para comparar os dados de um mesmo grupo. Os resultados mostraram que houve diferenças estatisticamente significativas (P≤0,05) pré e pós-teste para força muscular (membros inferiorese superiores) e pressão arterial diastólica (PAD). As demais variáveis apresentaram melhoras nos seus valores médios, embora não significativas. Conclui-se que o programa de exercícios contribuiu para manutenção e melhoria da saúde fisiológica, metabólicae muscular das mulheres participantes.
Referências
-Andrades, M.T.; Saldanha, R.P. Treinamento funcional: o efeito da estabilização do core sobre o equilíbrio e propriocepção de mulheres adultas saudáveis e fisicamente ativas. Revista Vento e Movimento. Num. 1. Vol. 1. 2012.
-Andrade, L.T.; Santos, D. Respostas cardiovasculares decorrentes de um programa de treinamento físico misto, musculação e aeróbio: um estudo de caso. Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do UNIPAM. Patos de Minas. Num. 7. Vol. 1. 2010. p. 72-82.
-Berté, J.K.; Maziero, N.; Fachineto, S.; Muller, G.C. Efeitos de seis meses de jogos adaptados na composição corporal, capacidade funcional e no sistema imunológico de idosos. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 5. Num. 30. 2011. p. 503-509. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/390/374>
-Ciolac, E.M.; Guimarães, G.V. Exercício físico e síndrome metabólica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10. Num. 4. 2004. p. 319-324.
-Fachineto, S.; Berté, J.K.; Pedrozo, S.C.; Ghizzi, J. Efeitos de um programa de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de idosos. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 11. Num. 4, 2012. p. 222-226.Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/viewFile/390/374>
-Fechine, B.A.; Trompieri, N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. Revista Cientifica Internacional Inter Science Place. Vol. 1. Num. 7. 2012. p. 2-27.
-Forjaz, C.L.M.; Melo, C.M.; Forjaz, C.L.M.; Rezk, C.C.; Santos, D.A.; Teixeira, L.; Nery, S.S.; Tinucci, T. Exercício resistido para paciente hipertenso: indicação e contraindicação. Revista Brasileira de Hipertensão. Num. 10. 2003 p. 119-124.
-Gonçalves, J.M.P. A influência do exercício físico no perfil lipídico e na aptidão física em mulheres idosas. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Vol. 12. Num. 2. 2009. p. 215-226.
-Pedro, E.M.; Bernardes-Amorin, D. Análise comparativa da massa e forca muscular e do equilíbrio entre indivíduos idosos praticantes e não praticantes de musculação. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas. Vol. 2008. p. 174-183.
-Maior, A.S. Fisiologia dos Exercícios Resistidos. São Paulo. Phorte. 2008. 192 p.
-Matsudo, S.M. Avaliação do idoso: física e funcional. Londrina. Midiograf. 2000.
-Rikli, R.; Jones, J. Teste de Aptidão Física para Idosos. Manole. 2008. 182 p.
-Rondon, M.U.P.B.; Brum, P.C.: Exercício físico como tratamento não farmacológico da hipertensão arterial. Revista Brasileira de Hipertensão. Vol. 10. Num. 2003. p. 134-137.
-Thomas, J.R.; Nelson, J.K.; Silverman, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ªedição. Porto Alegre. Artmed. 2007. 395 p.
-Verderi, E. Treinamento funcional com bola. Phorte. 2008.
-VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. Revista Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Cardiologia. Rio de Janeiro. Vol. 17. Num. 1. 2010. p. 1-64.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).