Of depression in professional’s physical education in public schools of Diadema
Abstract
Introdução: Sabe-se que a depressão é uma doença prevalente no mundo moderno, inclusive na classe de educadores a qual é pressionada à busca de resultados e metas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar os níveis de depressão em profissionais de educação física em escolas da rede pública de Diadema. Material e método: Foi utilizado como instrumento de pesquisa o inventário de Beck (BDI) (Gorenstein e Andrade, 1996). O questionário foi aplicado a 23 professores de educação física da rede pública de Diadema no período de março a outubro de 2008. Resultados: Conforme a análise dos resultados 9 professores sendo 39% da amostra, não possuem evidencia de depressão, desta forma, estão considerados dentro da normalidade; para depressão leve à moderada 9 professores sendo 39% da amostra evidenciaram este quadro; 1 professor sendo 4% da amostra evidenciou um quadro de depressão moderada à severa. Neste estudo não ficou evidenciado nenhum caso de depressão severa, mas, 4 professores sendo 17% da amostra podem estar negando uma possível depressão. Conclusão: Segundo nossos resultados verificamos que apesar do profissional de educação física estar vinculado com a imagem de geração saúde e diretamente relacionado com qualidade de vida, esses profissionais também estão sujeitos a apresentarem quadros de depressão.
References
- Araújo, T.; Silvany, A.; Reis, E.; Kavalkievicz, C. Condições de trabalho e saúde dos Professores da rede particular de ensino. Salvador: Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, 1998.
- Azevedo, Ruben de Barros. Estresse e Depressão. Aprenda a enfrentar os dois grandes males do mundo atual. Grupo Saúde e Vida. São Paulo- SP, 2000.
- Costa, Rudy Alves; Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Teixeira, José Antônio Caldas. Benefícios da Atividade física s do exercício físico na depressão. Revista do Departamento de Fisiologia-UFF, v. 19. n. 1. p. 269-276 Jan/Jun. 2007.
- Diário de São Paulo. Depressão atinge 25% dos professores de São Paulo. Diário de São Paulo, São Paulo, p. A16, 21 abril 2007.
- Gorenstein, C.; Andrade, L. Validation of a portuguese version of the Beck Depression Inventary and the State – Trait Anxiety Inventory in Brazilian Subjects. Brazilian Journal of Medical and Biological Research. v. 29. p. 453-457, 1996.
- Macedo, Rui Bocchino; Marques, Elis Cristina; Seleme, Vinicius Bocchino. Aplicação do inventário de beck para síndrome depressiva em funcionários do segundo turno de uma empresa de alimentos na cidade de Curitiba/PR. XXII Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, 04 a 06 de Outubro de 2007,Curitiba- Paraná.
- Martin, Denise; Quirino, José; Mari, Jair. Depressão entre mulheres da Periferia de São Paulo. Revista de saúde Publica v. 41, n. 4, São Paulo, Ago. 2007.
- Modesto, Naísa. Depressão in company. Jornal Catho online; secção: Estilo e Gestão RH- 164º Edição. São Paulo, 19 fev. 2008.
- Peluso, Érica de Toledo Piza; Blay, Sérgio Luis. Percepção da depressão pela população da cidade de São Paulo. Revista Saúde Pública; v. 42. n. 1. p. 41-8, 2008.
- Santini, Joarez; Neto, Vicente Molina. A síndrome do esgotamento profissional em professores de educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista. Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 209-22, jul./set. 2005.
- Tavarez, Elma Dias; Alves, Fernanda Aparecida; Garbin, Luciana de Souza; Silvestre, Maria Lúcia Cimadon; PACHECO, Ricardo Dias. PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA: Combate ao Estresse do Professor. Projeto de Intervenção em Qualidade de Vida. Universidade Estadual de Campinas, 2007.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License BY-NC which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring about productive change as well as increase impact and impact. citation of published work (See The Effect of Free Access).