Importance of physical fitness health-related and motor fitness in children and adolescents

  • Elenice de Sousa Pereira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
Keywords: Physical activity, Motricity, Physical ecudation, Hypokinesia, Quality of life

Abstract

The knowledge about physical and motor fitness in children and adolescents is of fundamental importance for the generation of current and specific knowledge for this particular population. With the technological development from the last decades, the human hypokinesia has been maintained and/or aggravated, and people's habits have also changed, causing changes in quality of life. Therefore, the objective of this study was to make a literature review to examine the importance of physical fitness health-related and motor fitness in children and adolescents. Through this theoretical survey we found that the acquisition of positive habits for physical activity, always accompanied by physical education professionals, mayimpact positively on the development of children and adolescents, contributing decisively to promote health.

Author Biographies

Elenice de Sousa Pereira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Graduanda em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal. Participante do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência em Educação Fí­sica, com ênfase em esportes coletivos e avaliação da aptidão fí­sica e motora.

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Docente do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

References

-Araújo,D. S. M. S.; Araújo, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esport. Vol. 6. Núm. 5. 2000.

-Ávila, E. M. G.; Pérez, L. M. R. Problemas de coordenação motora e percentagem de gordura corporal em alunos escolares. Fitness & Performance Journal. Vol. 7. Núm. 4. p. 239-244. 2008.

-Bianchi, M. M. L. P. M. Avaliação e coordenação motora em crianças do 1º ciclo do ensino básico, em função do sexo, do escalão etário, e do índice de massa corporal. [Monografia], Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Porto. 2009.

-Darido, S. C.; Rangel, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. 2ªedição. Guanabara Koogan, 2011.

-Dumith, S. C.; Ramires, V. V.; Souza, M. J. A.; Moraes, D. S.; Petry, F. G.; Oliveira, E. S.; Ramires, S. V.; Marques, A. C. Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 24. Núm. 1. 2010.

-Ferreira, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira Ciências do Esporte. Vol. 22. Núm. 2. p. 41-54. 2001.

-Fialho, J. V. A. P.; Ugrinowitsch, H. O Efeito da Interferência Contextual no Treinamento de Habilidades Motoras Esportivas. p. 1-24. 2004.

-Galvão, Z. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 1. p. 65-72. 2002.

-Glaner, M. F. Importância da aptidão física relacionada à saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 5. Núm. 2. p. 75-85. 2003.

-Glaner, M. F. Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes rurais e urbanos em relação a critérios de referência. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 19. Núm. 1. 2005.

-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P.; Barbosa, D. S.; Oliveira, J. A. Atividade física habitual relacionada á saúde em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 10. Núm. 1. p. 13-21. 2002.

-Guedes, D. P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 21. p. 37-60. 2007.

-Lopes, V. P.; Maia, J. A. R. Efeitos do ensino no desenvolvimento da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 11. Núm. 1. p. 40-48. 1997.

-Lopes, V. P.; Maia, J. A. R.; Silva, R. G.; Seabra, A.; Morais, E. P. Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora da população escolar (6 a 10 anos de idade) da Região Autônoma dos Açores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 3. Núm. 1. p. 47-60. 2003.

-Lucca, C. A influência da condição socioeconômica sobre o desempenho de velocidade em crianças de 9 e 10 anos de idade. Movimentun. Revista Digital de Educação Física. Ipatinga. Vol. 1. 2006.

-Luguetti, C. N.; Ré, A. H. N.; Bohme, M. T. S. Indicadores de aptidão física de escolares da região centro-oeste da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 12. Núm. 5. p. 331-337. 2010.

-Machado, D. R. L.; Barbanti, V. J. Estado de maturação e aptidão motora em escolares do sexo feminino. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 8. Núm. 2. p. 5-11. 2003.

-Mota, J.; Ribeiro, J. L.; Carvalho, J.; Matos, M. G. Atividade física e qualidade de vida associada à saúde em idosos participantes e não participantes em programas regulares de atividade física. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 20. Núm. 3. 2006.

-Priore, S. E. Composição corporal e hábitos alimentares de adolescentes: uma contribuição à interpretação de indicadores de estado nutricional. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. 1998.

-Ré, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade. Vila Real. Vol. 7. Núm. 3. 2011.

-Silva, D. P. Iniciação esportiva: A prática da ginástica e o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças de 9 a 11 anos. TCC. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências e Saúde. Departamento de Educação Física. Maringá. 2010.

-Sousa, M.; Lopes, V.; Seabra, A.; Garganta, R.; Maia, J. Explorando a noção de prontidão motora. Uma aplicação ao estudo da aptidão física de crianças dos 6 aos 9 anos de idade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 14. Núm. 1. p. 59-66. 2006.

-Ulbrich, A. Z.; Bozza, R.; Machado, H. S.; Michelin, A.; Vasconcelos, I. Q. A.; Mascarenhas, L. P. G.; Campos, W. Aptidão física em crianças e adolescentes de diferentes estágios maturacionais. Fitness & Performance Journal. Vol. 6. Núm. 5. p. 278. 2007.

-Vidal, S. M.; Bustamante, A.; Lopes, V. P.; Seabra, A.; Silva, R. G.; Maia, J.A. Construção de cartas científicas da coordenação motora de crianças dos 6 aos 11 anos da Região Autónoma dos Açores, Portugal. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 9. Núm. 1. p. 34-35. 2009.

-World Health Organization. Young people’s health: a challenge for society. Report of a WHO study group on young people and health for all. Geneva.WHO.1986. Technical Report Series, 731.

Published
2013-07-09
How to Cite
Pereira, E. de S., & Moreira, O. C. (2013). Importance of physical fitness health-related and motor fitness in children and adolescents. Brazilian Journal of Exercise Prescription and Physiology, 7(39). Retrieved from https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/531
Section
Scientific Articles - Review