Importance of psychomotor work in physical education classes for people with disabilities

  • Leonardo Mateus Teixeira de Rezende Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Osvaldo Costa Moreira Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Juliana de Oliveira Torres Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
Keywords: Handicapped person, Physical education, Psychomotor performance

Abstract

The knowledge about disability and education's methods that seek to develop the potential of people with disabilities (PWD) is of great importance for the generation and update specific information towards to this population. In this sense, the method psychomotor, this is a science that seeks the cognitive, motor and affective development of PWD, takes into account the exploration of individual potential, seeking to improve them. Thus, the aim of this study was to review the literature on the importance of work psychomotor in Physical Education classes for PWD. Through this theoretical survey we found that the Adapted Physical Education classes, based on the method psychomotor, have positives effects overall development of PWD, offering better conditions of aspects motor, cognitive and social, which implies better quality of life for this population group.

Author Biographies

Leonardo Mateus Teixeira de Rezende, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Aluno do sexto perí­odo do curso de Licenciatura em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa-Campus Florestal. Trabalhou como bolsista do projeto de extensão (PIBEX) O Ciclismo como atividade extra-curricular para jovens do ensino básico, fundamental e médio do municí­pio de Florestal. Atualmente trabalha no projeto de extensão Saúde e Qualidade de Vida para a Pessoa com Deficiência como bolsista PIBEX sob orientação do professor Osvaldo Costa Moreira.

Osvaldo Costa Moreira, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Docente do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federalde Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Juliana de Oliveira Torres, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é docente na Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, como professora Assistente. Experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: Basquetebol, Voleibol, Handebol e Educação Fí­sica Adaptada.

References

-Adams, R. C. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. São Paulo. Manole. 1985.

-Amiralian, M.L.T.M.; Masini, E. F. S.; Pinto, E. P.; Lichitig, I.; Pasqualini, L. Conceituando Deficiência. Revista de Saúde Pública. São Paulo. Vol. 34. Num.1. 2000. p. 98

-Andrade, E. V. Planejamento coletivo e o trabalho pedagógico de educação física na Escola de Educação Básica da UFU: avanços e possibilidades. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Uberlândia. 1999.

-Araújo, P. F. Desporto adaptado no Brasil: origem, institucionalização e atualidade. Tese de Doutorado. UNICAMP. Campinas. 1997.

-Brasil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Leis 9394/96. Esplanada.1998.Carvalho, N. S. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental: deficiência mental. Brasília. 1997.

-Costa. A. M; Sousa. S. B. Educação Física e Esporte Adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas. Vol. 25. Num. 3. 2004. p. 28-29.

-De Meur, A.; Staes, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. Rio de Janeiro. Manole. 1984.

-Edelmuth, C. E. Pessoas portadoras de deficiência. A realidade brasileira. In: Integração. Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação Fundamental do MEC. Num. 10. 1992. p. 8-9.

-Freitas. P. S. Iniciação ao basquete sobre rodas. Uberlândia: Gráfica Breda, 1997.

-Foucault, M. História da loucura. São Paulo. Perspectiva, 2000.

-Galvani, C. A formação do psicomotricista, enfatizando o equilíbrio tônico emocional. In: Costallat, D. M. M. A psicomotricidade otimizando as relações humanas. São Paulo. Arte e Ciência. 2002.

-Lefèvre, B. H. Mongolismo: orientação para famílias. São Paulo. Almed. 1988. p. 42.

-Levitt, S. Habilidades básicas: guia para desenvolvimento de crianças com deficiência. Campinas. Papirus. 1997.

-Mancini, M.C.; Fiuza, P. M.; Rebelo, J. M.; Magalhaes, L.C.; Coelho, Z.A.C.; Paixao, M.L.; Gontijo, A.P.B.; Fonseca, S.T. Comparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento típico e crianças com paralisia cerebral. Arquivos de Neuro-Psiquiatria. São Paulo. Vol. 60. Num. 2-B. 2002. p. 446-452.

-Mancini, M. C; Alves, A. C. M; Schaper, C; Figueiredo, E. M; Sampaio, R. F; Coelho, Z. A. C; Tirado, M. G. A. Gravidade da paralisia cerebral e desempenho funcional. Revista Brasileira de Fisioterapia. Vol. 8. Num. 3. 2004. p. 253-260.

-Mazzotta, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo. Cortez. 2003.

-Mendes, E. G. A Educação Inclusiva e a Universidade Brasileira. 2006. Disponível em http://www.ines.org.br/paginas/revista/espaco18/Debate01.pdf. Acessado em 14/11/2013.

-Molinari, Â. M. P.; Sens, S. M. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Revista Psicologia Educação Cultural. Curitiba. Vol. 3. Num. 1. 2003. p. 85-93.

-Negrine, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil: psicomotricidade, alternativas pedagógicas. Porto Alegre. Prodil. 1995. Vol. 3.

-Oliveira, G. C. Psicomotricidade, educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis. Vozes. 1997.

-Otoni, B. B. V. A Psicomotricidade na Educação Infantil. 2007. Disponível em: <http://www.psicomotricidade.com.br/artigos-psicomotricidade_educacao.htm> Acessado em 15/11/2012.

-Pedrinelli, V. J. Educação física adaptada: conceituação e terminologia. In: Pedrinelli, V. J. Educação física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília. 1994. p. 7-10.

-Powers, S. K; Howley, E. T. Fisiologia do exercício: teoria e aplicação ao condicionamento e desempenho. São Paulo. Manole. 2000.

-Ponchielli, N. L. A perspectiva histórico-cultural sobre o desenvolvimento da criança. 2003 Disponível em: <http://www.utp.br/Proppe/edcient/BibliotecaVirtual/ME/Neusa%20Ponchielli/PaPar%2010.pdf>. Acessado em: 15/11/2012.

-Rotta, N. T. Paralisia cerebral, novas perspectivas terapêuticas. Jornal de Pediatria. Vol. 78. Num. 1. 2002. p. 48-54.

-Sassaki, R. K. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro. WVA. 1997.

-Schwartzman, J. S. Síndrome de Down. São Paulo. Mackenzie/Memnon, 1999.

-Thompson, M; Mclnnes, R; Willard, H. Genética Médica. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1993.

-Vieira, F.; Pereira, M. Se houvera quem me ensinara quem aprendia era eu:a educação de PCD mental. Fundação Calouste Gulbenkian. 2003.

Published
2014-10-10
How to Cite
Rezende, L. M. T. de, Moreira, O. C., & Torres, J. de O. (2014). Importance of psychomotor work in physical education classes for people with disabilities. Brazilian Journal of Exercise Prescription and Physiology, 8(47). Retrieved from https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/672
Section
Scientific Articles - Review