Depresión en profesores de educación física en la ciudad de Diadema - São Paulo
Resumen
Introdução: Sabe-se que a depressão é uma doença prevalente no mundo moderno, inclusive na classe de educadores a qual é pressionada à busca de resultados e metas. Objetivo: O objetivo deste trabalho é verificar os níveis de depressão em profissionais de educação física em escolas da rede pública de Diadema. Material e método: Foi utilizado como instrumento de pesquisa o inventário de Beck (BDI) (Gorenstein e Andrade, 1996). O questionário foi aplicado a 23 professores de educação física da rede pública de Diadema no período de março a outubro de 2008. Resultados: Conforme a análise dos resultados 9 professores sendo 39% da amostra, não possuem evidencia de depressão, desta forma, estão considerados dentro da normalidade; para depressão leve à moderada 9 professores sendo 39% da amostra evidenciaram este quadro; 1 professor sendo 4% da amostra evidenciou um quadro de depressão moderada à severa. Neste estudo não ficou evidenciado nenhum caso de depressão severa, mas, 4 professores sendo 17% da amostra podem estar negando uma possível depressão. Conclusão: Segundo nossos resultados verificamos que apesar do profissional de educação física estar vinculado com a imagem de geração saúde e diretamente relacionado com qualidade de vida, esses profissionais também estão sujeitos a apresentarem quadros de depressão.
Citas
- Araújo, T.; Silvany, A.; Reis, E.; Kavalkievicz, C. Condições de trabalho e saúde dos Professores da rede particular de ensino. Salvador: Sindicato dos Professores do Estado da Bahia, 1998.
- Azevedo, Ruben de Barros. Estresse e Depressão. Aprenda a enfrentar os dois grandes males do mundo atual. Grupo Saúde e Vida. São Paulo- SP, 2000.
- Costa, Rudy Alves; Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Teixeira, José Antônio Caldas. Benefícios da Atividade física s do exercício físico na depressão. Revista do Departamento de Fisiologia-UFF, v. 19. n. 1. p. 269-276 Jan/Jun. 2007.
- Diário de São Paulo. Depressão atinge 25% dos professores de São Paulo. Diário de São Paulo, São Paulo, p. A16, 21 abril 2007.
- Gorenstein, C.; Andrade, L. Validation of a portuguese version of the Beck Depression Inventary and the State – Trait Anxiety Inventory in Brazilian Subjects. Brazilian Journal of Medical and Biological Research. v. 29. p. 453-457, 1996.
- Macedo, Rui Bocchino; Marques, Elis Cristina; Seleme, Vinicius Bocchino. Aplicação do inventário de beck para síndrome depressiva em funcionários do segundo turno de uma empresa de alimentos na cidade de Curitiba/PR. XXII Jornada Paranaense de Saúde Ocupacional, 04 a 06 de Outubro de 2007,Curitiba- Paraná.
- Martin, Denise; Quirino, José; Mari, Jair. Depressão entre mulheres da Periferia de São Paulo. Revista de saúde Publica v. 41, n. 4, São Paulo, Ago. 2007.
- Modesto, Naísa. Depressão in company. Jornal Catho online; secção: Estilo e Gestão RH- 164º Edição. São Paulo, 19 fev. 2008.
- Peluso, Érica de Toledo Piza; Blay, Sérgio Luis. Percepção da depressão pela população da cidade de São Paulo. Revista Saúde Pública; v. 42. n. 1. p. 41-8, 2008.
- Santini, Joarez; Neto, Vicente Molina. A síndrome do esgotamento profissional em professores de educação física: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Revista. Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 209-22, jul./set. 2005.
- Tavarez, Elma Dias; Alves, Fernanda Aparecida; Garbin, Luciana de Souza; Silvestre, Maria Lúcia Cimadon; PACHECO, Ricardo Dias. PROJETO DE QUALIDADE DE VIDA: Combate ao Estresse do Professor. Projeto de Intervenção em Qualidade de Vida. Universidade Estadual de Campinas, 2007.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License BY-NC permitiendo el intercambio de trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. .
- Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos así como incrementar el impacto y la citación de la publicación. trabajo publicado (Vea El Efecto del Accesso Abierto). Vea el efecto del acceso abierto