Maturazione biologica, forma fisica e crescita: uno studio su giovani scolari, praticanti maschi di Futsal, di età compresa tra gli 11 e i 15 anni

  • Marcelo Dobrowoski Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Miguel Angelo Duarte Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Priscila Antunes Marques Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
Parole chiave: Prestazioni del motore, Bambini e adolescenti, Età cronologica, Gli sport, Scuola

Abstract

Questo studio trasversale, quantitativo e descrittivo mirava a confrontare le prestazioni motorie e le caratteristiche antropometriche dei giovani in diversi stadi di maturazione. I partecipanti erano 74 studenti maschi, tra gli 11 ei 15 anni, che frequentavano un programma di iniziazione sportiva a futsal. Il test Tanner è stato utilizzato come standard di riferimento per classificare lo stadio dello sviluppo sessuale. Per raccogliere informazioni sulla crescita somatica e sui test di idoneità fisica, sono stati utilizzati i Projeto Esporte Brasil Tests (PROESP-BR) (Gaya, 2001). Le caratteristiche antropometriche analizzate sono state: altezza, massa corporea e indice di massa corporea. In relazione alle prestazioni motorie sono state eseguite prove di forza degli arti inferiori, velocità, flessibilità, agilità e resistenza addominale. I test sono stati applicati in una scuola privata a Porto Alegre. Per il trattamento statistico delle informazioni è stata effettuata un'analisi descrittiva dei dati attraverso il calcolo della media, della frequenza e della percentuale. Le analisi sono state eseguite utilizzando il software "SSPS 20.0" e il livello di significatività adottato è stato del 5%. Si è concluso che i giovani che erano negli stadi di maturazione 4 e 5 avevano massa corporea e altezza maggiori rispetto ai giovani negli stadi 2 e 3, ma non mostravano differenze significative nella maggior parte dei confronti tra le variabili delle prestazioni motorie. L'eccezione riguardava la variabile del salto in lungo, dove le differenze tra gli stadi 3 e 4 erano significative, anche quando l'indice di massa corporea era isolato.

Biografie autore

Marcelo Dobrowoski, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miguel Angelo Duarte, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Priscila Antunes Marques, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduanda em Licenciatura Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2013). Possui experiência na área de nutrição esportiva e clí­nica. Foi bolsista de Avaliação Fí­sica pelo Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio - LAPEX/ESEF. Atualmente é membro do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Fí­sica.

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduaçao e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

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Pubblicato
2018-06-05
Come citare
Dobrowoski, M., Duarte, M. A., Marques, P. A., & Voser, R. da C. (2018). Maturazione biologica, forma fisica e crescita: uno studio su giovani scolari, praticanti maschi di Futsal, di età compresa tra gli 11 e i 15 anni. Giornale Brasiliano Di Prescrizione E Fisiologia dell’esercizio, 12(73), 247-255. Recuperato da https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1377
Sezione
Articoli scientifici - Originali