Desempenho motor de escolares matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Priscila Ribeiro Belluzzo Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Mariana Batista Rufino Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • José Francisco Ribeiro Cabral Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Júlio César Migliorini Costa Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Leililene Antunes Soares Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Elizângela Fernandes Ferreira Faculdade Governador Ozanam Coelho
Palavras-chave: Aprendizagem motora, Escola, Educação física

Resumo

Introdução:O desempenho motor das crianças durante a infância é de extrema importância para o seu crescimento e desenvolvimento. Entretanto, atualmente as novas tecnologias têm contribuído para que as crianças pratiquem cada vez menos atividades motoras. Objetivo: Avaliar o nível do desempenho motor de crianças de 8 a 11 anos de idade, matriculadas em uma escola pública do município de Ubá-MG, além de comparar a diferença no desempenho motor entre os sexos. Materiais e Métodos: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva transversal. A amostra foi composta por 69 crianças. Os dados foram coletados através do teste Körper koordinations test FürKinder (KTK), composto por quatro tarefas referentesà coordenação motora e ao domínio corporal: trave de equilíbrio; saltos monopedais; saltos laterais; e transferência sobre plataformas.Empregou-se o teste t Studentpara comparação da média entre os grupos independentes (meninos e meninas; 8-9 e 10-11 anos), adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados:60,89% da amostraapresentou uma coordenação motora geral normal e 2,89%, regular. Quanto à comparação entre os sexos, os meninos (115,03±12,43)apresentaram melhordesempenho motor em relação às meninas (105,67±12,61). Além disso,observou-se que as crianças de oito e nove anosapresentam níveis superiores de coordenação nas tarefas de salto lateral e transferência sobre a plataforma, em comparação aos grupos de 10-11 anos.Conclusão:Acoordenação motora geral das crianças avaliadas no presente estudo apresentou índice normal, sendo que os meninos apresentaram uma coordenação superior, quando comparado as meninas.

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Publicado
2016-11-19
Como Citar
Belluzzo, P. R., Rufino, M. B., Cabral, J. F. R., Costa, J. C. M., Oliveira, R. A. R. de, Soares, L. A., & Ferreira, E. F. (2016). Desempenho motor de escolares matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(62), 773-781. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1032
Seção
Artigos Científicos - Original

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