Transição nutricional e obesidade em escolares da Zona Rural no município de Cacoal-RO
Resumo
No campo da saúde, a noção de modernização na epidemiologia clássica, passou pela tentativa de traçar as etapas o desenvolvimento humano a partir do perfil de morbi-mortalidade de cada sociedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a prevalência da obesidade em escolares da Zona Rural com idades de 7 a 12 anos no município de Cacoal, estado de Rondônia. O atual estudo é caracterizado como descritiva de abordagem quali-quantitativa e de caráter epidemiológica. Foram selecionados 237 alunos, representando 10,01% do percentual significativo de alunos com idade entre 07 a 12 anos. Os testes realizados foram: Massa corporal, estatura (IMC) e circunferência abdominal. No presente estudo a prevalência de IMC tanto masculino, quanto evidenciou-se uma prevalência para o nível de classificação normal relacionada aos níveis de obesidade, porém os dados apontam para uma preocupação em relação ao risco de obesidade, pois quando somados os valores de sobrepeso e obeso os números são expressivos, quando comparados com os normais.
Referências
-Azevedo, F. R.; Brito, B. C. Influência das variáveis nutricionais e da obesidade sobre a saúde e o metabolismo. Rev. Assoc. Med. Bras. Vol. 58. Núm. 6. 2012.
-Barreto, M. L.; Carmo, E. H. Mudanças em padrões de morbimortalidade: conceitos e métodos. In: Monteiro, C. A. Velhos e novos males da saúde no Brasil: a evolução do país e de suas doenças. São Paulo. Hucitec/NUPENS/USP. 1995. p. 17-30.
-Berria, J.; e colaboradores. Prevalência de obesidade abdominal e fatores associados em crianças e adolescentes de Cascavel-PR, Brasil. Rev. Educ. Fis/EU. Vol. 24. Núm. 2. p. 269-277. 2013.
-Costa, C. D.; Ferreira, M. G.; Amaral, R. Obesidade infantil e juvenil. Acta Med Port. 2010.
-Ehlers, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2ªedição. Guaíba. Agropecuária. 1999.
-Ianni, O. Ditadura e agricultura: o desenvolvimento do capitalismo na Amazônia. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1979.
-Koga, C. R. Estado Nutricional de escolares de 07 a 10 anos de idade: diagnóstico e comparação de métodos. São Paulo. 2005. Disponível em:. Acesso em: 21/08/2015
-Lakatos, E. M.; Marconi, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo. Atlas. 2010
-Mccarthy, H. D.; Jarret, K. V.; Crawley,H. F. The development of waist circumference percentiles in British Children aged 5.0-16,9y. European Journal of Clinical nutrition. Vol. 55. p. 902-907. 2001
-Pereira, A. C.; e colaboradores. Ingestão alimentar e nível de atividade física em escolares de 7 a 10 anos da rede de ensino privado no município de Cacoal-RO. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 2. Núm. 12. p. 6. 2008. Disponível em: <http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/86/84>
-Perestrelo, J.P. P.; Martins, I. S. Modernização rural: transformações econômicas e suas implicações demográficas, epidemiológicas e nutricionais nos municípios de Monteiro Lobato e Santo Antonio do Pinhal. Saúde e Sociedade. Vol. 12. Núm. 2. p. 38-55. 2003.
-Pontes, L. M. Análise da qualidade de vida e prevalência de sobrepeso em moradores da zona rural do município de Pombal. Saúde. com. Vol. 1. Núm. 1. 2016.
-Popkins, B. M. Nutrition transition in low income contries: emerging crises. Nutrition Reviews.New York. Vol. 52. p. 285-298. 1994.
-Rech, D. C.; Burgos, M. S.; Pollo Renner, J. D. Obesidade e Perfil bioquímico entre escolares de 7 a 17 anos: Estudo Comparativo de dois municípios da região central do RS. Anais do Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNISC. Vol. 1. Núm. 1. 2015.
-Romanholo, R. A. Índice de obesidade e pressão arterial em estudantes de 07 a 12 anos na rede pública e privada do município de Cacoal-RO. 2007. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/2996>. Acesso em: 20/08/2015
-Romanholo, R. A.; e colaboradores. Índice de pressão arterial e obesidade em escolares de etnias brancas e negras de 7 a 12 anos dos ensinos públicos e privados do município de Cacoal-RO. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 2. Núm. 10.2011. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/106/110>
-Silva, M. N. P. "Estatística"; Brasil Escola. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/matematica/estatistica-1.htm>. Acesso em: 03/09/2015.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).