A ludicidade e o ensino das lutas: um relato de experiencia na modalidade Submission Grappling do programa Universidade Olí­mpica na UFMA

  • Lucas Sousa de Oliveira Graduando em Educação Fí­sica na UFMA, Brasil. Programa de Extensão Universidade Olí­mpica da Educação Fí­sica na UFMA, Brasil. Integrante GEPLAMEC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Artes Marciais e Esporte de Combate-GEPLAMEC da Educação Fí­sica da UFMA, Brasil.
  • Antonio Jairo Marques de Moraes Graduando em Educação Fí­sica na UFMA, Brasil. Programa de Extensão Universidade Olí­mpica da Educação Fí­sica na UFMA, Brasil. Integrante GEPLAMEC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Artes Marciais e Esporte de Combate-GEPLAMEC da Educação Fí­sica da UFMA, Brasil.
  • Itânio da Silva Soares Programa de Extensão Universidade Olí­mpica da Educação Fí­sica na UFMA, Brasil. Integrante GEPLAMEC. Grupo de Estudo e Pesquisa em Artes Marciais e Esporte de Combate-GEPLAMEC da Educação Fí­sica da UFMA, Brasil. Pós-graduando no Ensino da Educação Especial em uma Perspectiva de Inclusão, Brasil.
  • Elaynne da Silva Oliveira Grupo de Estudo e Pesquisa em Artes Marciais e Esporte de Combate-GEPLAMEC da Educação Fí­sica da UFMA, Brasil. Programa Saúde do Adulto e da Criança-PPGSAC na UFMA, Brasil. Departamento de Educação Fí­sica da UFMA.
  • Sérgio Augusto Rosa de Souza Grupo de Estudo e Pesquisa em Artes Marciais e Esporte de Combate-GEPLAMEC da Educação Fí­sica da UFMA, Brasil. Departamento de Educação Fí­sica da UFMA, Doutorando em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal.
Palavras-chave: Ludicidade, Ensino, Submission Grappling, Relato experiência

Referências

- Fernández, J. C. L. La importancia de la lucha en pie en el grappling. análisis del campeonato de españa 2010. Lecturas, Educación Física e Deportes. Buenos Aires. Ano. 15. Núm. 148 2010.

-Macedo, L.; Petty, A. L. S.; Pasos, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre. Artmed. 2005.

-Olivier, J. C. Das brigas aos jogos com regras enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre. ArtMed. 2000.

-Piaget, J. A formação social da mente. São Paulo. Summus. 1990.

-Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan. 2006.

-Fontes, A.C.D.; Vianna, R.P.T. Prevalência e fatores associados ao baixo nível de atividade física entre estudantes universitários de uma universidade pública de ensino da região nordeste-Brasil. Revista brasileira de epidemiologia. Vol. 1. Núm.1. 2009.

Publicado
2016-11-19
Como Citar
de Oliveira, L. S., de Moraes, A. J. M., Soares, I. da S., Oliveira, E. da S., & de Souza, S. A. R. (2016). A ludicidade e o ensino das lutas: um relato de experiencia na modalidade Submission Grappling do programa Universidade Olí­mpica na UFMA. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 10(63), 887-888. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1211
Seção
Artigos Científicos - Original