Treinamento funcional como método de treinamento de atletas de alto rendimento

  • Ricardo Daniel Poças Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Gabriel Alves Aimi Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Priscila Antunes Marques Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Alexandre Patz Hein Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Palavras-chave: Treino, Esportes, Treinadores

Resumo

As competições esportivas vêm exigindo dos atletas de alto rendimento sempre seu melhor condicionamento fí­sico. O Treinamento Funcional, por reproduzir de maneira eficiente os gestos motores do esporte praticado, promover nos atletas uma série de adaptações semelhantes às exigidas durante a prática esportiva e desenvolver de forma integrada as valências fí­sicas e componentes neurológicos, É um método capaz de contribuir com a melhora da aptidão fí­sica. O presente estudo tem como objetivos verificar o conhecimento e a utilização do Treinamento Funcional por treinadores em um clube esportivo de Porto Alegre bem como, seus benefí­cios e resultados apresentados. Constituí­ram a amostra quatro (04) treinadores de diferentes esportes que trabalham com atletas de alto rendimento do clube. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado uma entrevista estruturada composta por seis (06) perguntas. Os resultados indicaram que os treinadores detém conhecimentos sobre este tipo de treinamento fí­sico, porém, a maioria não utiliza o Treinamento Funcional de maneira intencional, utiliza somente alguns aspectos. Verificou-se que embora a maioria dos treinadores entrevistados não utilize o Treinamento Funcional de maneira regular e sistematizada, destacaram alguns objetivos almejados e resultados obtidos com essa metodologia. Concluiu-se então, que o Treinamento Funcional é pouco utilizado por parte dos treinadores, porém, é reconhecido como método de treinamento fí­sico capaz de proporcionar aos atletas diversos benefí­cios e a melhora do rendimento esportivo. Verificou-se que os treinadores dão preferência a métodos de treinamento tradicionais ao invés do Treinamento Funcional.

Biografia do Autor

Ricardo Daniel Poças, Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica, Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Educação Fí­sica (2010) Universidade Luterana do Brasil. Especialização em Treinamento Desportivo e Personal Trainer pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2011).

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Gabriel Alves Aimi, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Durante a graduação trabalhou como bolsista de extensão nos seguintes projetos: Caminhada Orientada (2010,2011e 2012) e Projeto Esporte-Futsal como treinador da equipe de futsal da UFRGS (2013). Atleta de futsal desde pequeno, teve experiências como profissional na Itália.Trabalhou como professor nas colônias de férias do clube Associação Atlética Banco do Brasil (2013-2017). Atualmente cursa Educação Fí­sica - Licenciatura na mesma universidade (UFRGS).Trabalha desde 2014 como professor\treinador da Escolinha de Futsal do Colégio La Salle Dores, bem como é estagiário de coordenação de turno do mesmo colégio. Trabalha também como bolsista PIBID (subprojeto Educação Fí­sica) na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Priscila Antunes Marques, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), graduação em Nutrição pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Especialização em Fisiologia do Exercí­cio e Nutrição Esportiva pela Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica (2013). Possui experiência na área de nutrição esportiva e clí­nica. Foi bolsista de Avaliação Fí­sica pelo Laboratório de Pesquisa do Exercí­cio - LAPEX/ESEF. Ex-membro do Programa de Educação Tutorial - PET Educação Fí­sica. Bolsista de iniciação cientí­fica na UFRGS, e atualmente mestranda do programa de pós graduação em ciências do movimento humano pela Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Danças - UFRGS.

Alexandre Patz Hein, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Educação Fí­sica, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É pesquisador nos campos de competições infantis no futebol; motivação é Competitividade no futebol infanto-juvenil; no grupo de pesquisa em Pedagogia do Esporte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de futsal e futebol, tendo sido atleta profissional de futsal.

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Publicado
2018-10-26
Como Citar
Poças, R. D., Voser, R. da C., Duarte Junior, M. A. dos S., Aimi, G. A., Marques, P. A., & Hein, A. P. (2018). Treinamento funcional como método de treinamento de atletas de alto rendimento. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(77), 694-700. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1487
Seção
Artigos Científicos - Original