Deslocamento ativo no trajeto casa-escola em alunos de escolas do meio rural e urbano

  • Sérgio Augusto Rosa de Souza Federal University of Maranhão (UFMA). Brasil
  • Beatriz Pereira University of Minho (UM). Portugal
  • Wellington Roberto de Carvalho Federal University of Maranhão (UFMA). Federal University of Uberlândia (UFU). Brasil
  • Ana Paula Matos University of Minho (UM). Portugal
  • Ana Silva University of Minho (UM). Portugal
Palavras-chave: Deslocamento ativo, Crianças, Atividade física, Trajeto casa-escola

Resumo

Estudos têm revelado uma realidade preocupante em ní­vel de saúde pública mundial pela alta prevalência de inatividade fí­sica e comportamentos sedentârios no quotidiano de crianças e adolescentes. O deslocamento ativo (a pé/bicicleta) no trajeto casa-escola assume especial relevância como uma estratégia de colaborar no cumprimento das recomendações internacionais do ní­vel diário de atividade fí­sica e de estimular comportamentos ativos em crianças e adolescentes em sua rotina de vida escolar. Este estudo objetivou analisar os modos de deslocamento utilizados por crianças no trajeto casa-escola e identificar as principais limitações aos modos ativos de deslocamento de acordo com o contexto das escolas (rural e urbano). Participaram 268 alunos do 5º e 6º ano de duas escolas da região Norte de Portugal, sendo, uma urbana (148 alunos) e uma localizada em contexto rural (120 alunos). No geral, evidenciou-se que 15,7% das crianças se deslocam de forma ativa, essencialmente a pé, sendo que nenhum aluno relatou utilizar a bicicleta. O automóvel foi o meio mais utilizado para alunos da escola urbana (68%) e o ônibus para alunos da escola do contexto rural (68,4%). Em relação ao contexto da escola, os resultados apresentaram diferenças estatisticamente significativas sendo que crianças que estudam no meio urbano se deslocam mais de forma ativa (22,2%) em detrimento do meio rural (7,7%), nomeadamente a pé. As principais limitações apontadas foram as preocupações em relação à segurança no trânsito e em geral durante o trajeto casa-escola.

Biografia do Autor

Sérgio Augusto Rosa de Souza, Federal University of Maranhão (UFMA). Brasil

Professor do Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Maranhão UFMA), Campus Bacanga. Doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Beatriz Pereira, University of Minho (UM). Portugal

Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Wellington Roberto de Carvalho, Federal University of Maranhão (UFMA). Federal University of Uberlândia (UFU). Brasil

Professor Dr. do Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ana Paula Matos, University of Minho (UM). Portugal

Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Ana Silva, University of Minho (UM). Portugal

Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do MInho, Braga, Portugal.

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Publicado
2019-02-15
Como Citar
Souza, S. A. R. de, Pereira, B., de Carvalho, W. R., Matos, A. P., & Silva, A. (2019). Deslocamento ativo no trajeto casa-escola em alunos de escolas do meio rural e urbano. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(79), 953-961. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1543
Seção
Artigos Científicos - Original