Atividade física, qualidade do sono e saúde mental em escolas: revisão sistemática
Resumo
Objetivo: O objetivo foi revisar a literatura científica sobre os efeitos da atividade física, do sono e da saúde mental em escolares. Materiais e Métodos: O estudo é do tipo revisão sistemática de literatura sobre artigos científicos em revistas científicas alocadas nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online - Scielo.Org; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs; Dialnet; Red Iberoamericana de Innovación e Conocimiento Científico - Redib; Web of Science; Medline/Pubmed. Resultados: Foi encontrados144 artigos com os termos utilizados na busca, após leitura dos artigos foram inseridos 123 artigos nos critérios de exclusão e 21 nos critérios de inclusão. Discussão: Nos 21 artigos selecionadas foi utilizado como amostra um total de 13.150 escolares, com idade mínima de 6 anos e máxima de 19 anos, sendo utilizados como instrumentos de investigação diversos procedimentos. Conclusão: Conclui-se que fatores diversos podem interferir na quantidade e qualidade do sono, na quantidade de horas de sono, na prática de atividade física e na saúde mental dos escolares, mas que devemos realizar mais estudos para ver como o estresse escolar tem relação tanto com a baixa qualidade do sono quanto com a quantidade de atividade física dos escolares.
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