Atendimento ao cliente pelos profissionais de educação física da área fitness durante um dos auges da pandemia da covid-19 no Brasil

  • Victor Barbosa Ribeiro Doutor em Ciências da Saúde – FMRP-USP, Docente do Instituto Federal de São Paulo, Jacareí, São Paulo, Brasil.
  • Higino Carlos Hahns-Júnior Mestrando em Educação Física - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
  • Tatiana Santos Graduanda em Administração - Instituto Federal de São Paulo, Jacareí, São Paulo, Brasil.
  • Andressa de Oliveira Ribeiro Graduanda em Administração - Instituto Federal de São Paulo, Jacareí, São Paulo, Brasil.
  • Gislaine Satyko Kogure Pós-Doutora e Pesquisadora em Ciências da Saúde - FMRP-USP, Ribeirão Preto, Brasil
Palavras-chave: Pandemia, Treinamento físico, Atendimento

Resumo

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou sobre a existência de uma pandemia da doença COVID-19, causadora de alterações sistêmicas, principalmente respiratórias.  Dentre as medidas de prevenção recomendadas pela OMS e governos responsáveis, o distanciamento físico foi adotado, inclusive no Brasil. Neste contexto, as academias de ginástica e alguns tipos de práticas corporais da área fitness sofreram limitações, podendo impactar negativamente nos aspectos socioeconômico e de saúde. Diante dessa situação, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de atendimento dos profissionais de Educação Física da área fitness durante o mês de fevereiro de 2020 e durante a pandemia da covid-19, mais precisamente em junho de 2020. Para tanto um questionário com perguntas sociodemográficas e relacionadas ao trabalho foi aplicado através por meio da plataforma LimeSurvey, aos profissionais triados via Instagram e Facebook, que demonstraram interesse em participar do estudo. De um modo geral, observou-se uma redução dos profissionais que atendiam predominante três pessoas por sessão treino e aumento dos que atendiam predominante uma sessão de treino, redução dos tipos de prescrição de treinamento, além de uma redução mais relevante das práticas comumente realizadas em ambientes fechados e que dependiam de maiores recursos materiais frente aquelas que demandavam menos recursos, como o exercício calistênico. Além disso, foi observado um aumento do uso de tecnologias digitais. Conclui-se que ocorreram mudanças quanto à prescrição e prática de exercícios físicos durante a pandemia, tornando as práticas mais individualizadas, com aumento da sua realização no ambiente domiciliar e com uso de menos recursos materiais no período da pandemia.

Biografia do Autor

Victor Barbosa Ribeiro, Doutor em Ciências da Saúde – FMRP-USP, Docente do Instituto Federal de São Paulo, Jacareí, São Paulo, Brasil.

Docente do Instituto Federal de São Paulo; Doutor em Ciências da Saúde (Programa de Ginecologia e Obstetrícia) - FMRP-USP; Mestre em Ciências Biológicas (Programa de Fisiologia) - FMRP-USP; Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva - IFTM; Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD - UFF; Especialização em Treinamento Esportivo - EEFERP-USP; Graduação em Pedagogia - UNIFRAN; Graduação em Educação Física - UFVJM; Graduação em Fisioterapia - UFVJM.

 

Higino Carlos Hahns-Júnior, Mestrando em Educação Física - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.

Mestrando em Educação Física - EEFERP-USP; Graduado em Bacharelado em Educação Física - Unifafibe.

Gislaine Satyko Kogure, Pós-Doutora e Pesquisadora em Ciências da Saúde - FMRP-USP, Ribeirão Preto, Brasil

Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Ciências da Saúde (Programa de Ginecologia e Obstetrícia) - FMRP-USP; Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Pedagogia Universitária - UFTM; Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Ex. Físico - UNIFRAN; Especialização em Ginástica Especial Corretiva - FMU; Aperfeiçoamento em Formação Inicial e Continuada (FIC) Educação Especial e Inclusiva - IF SUL DE MINAS; Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar. - UFJF; Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - UNAERP.

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Publicado
2023-01-15
Como Citar
Ribeiro, V. B., Hahns-Júnior, H. C., Santos, T., Ribeiro, A. de O., & Kogure, G. S. (2023). Atendimento ao cliente pelos profissionais de educação física da área fitness durante um dos auges da pandemia da covid-19 no Brasil. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 17(107), 62-70. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2683
Seção
Artigos Científicos - Original