Efeito agudo de uma sessão de FNP sobre a flexibilidade da articulação do quadril
Resumo
O objetivo do estudo foi verificar o efeito agudo de uma sessão de FNP sobre a flexibilidade da articulação do quadril. A amostra foi constituída por 12 voluntários do gênero masculino e feminino (6 homens e 6 mulheres), alunos do curso de Educação Física. Os voluntários eram saudáveis, não atletas enão apresentaram nenhuma disfunção sendo possível a realização dos testes sem maiores riscos. Foi realizado o teste de Banco de Wells antes e após uma sessão de FNP de seis séries de 10 segundos de alongamento alternadas com seis segundos de contração isométrica para os músculos isquiotibiais. Os valores pré e pós o protocolo de FNP obtidos no teste de Banco de Wells foram, respectivamente: 33,08 +7,67cm e 35,17 +5,84cm sendo que este aumento de 6,3% foi considerado estatisticamente significativo (p = 0,0126). Conclui-se que o efeito agudo do alongamento com técnica de FNP de seis séries de 10 segundos de alongamento foi significativo quanto ao ganho de flexibilidade da articulação do quadril.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).