Nível de atividade física dos professores de Educação Física nas academias de Ubá-MG
Resumo
Introdução: Os profissionais de educação física trabalham com conceitos de qualidade de vida, prevenção de doenças e es tática, porém a correlação entre baixa remuneração e elevada carga de trabalho pode influenciar no desempenho diário e consequentemente levá-los a ter hábitos sedentários. Objetivo: Avaliar o nível de atividade física de professores de educação física das academias de Ubá-MG. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo descritivo do tipo transversal. A amostra foi composta por 64 profissionais de educação física, em que se aplicou o Questionário Internacional de Atividade Física para avaliar o nível de atividade; além disso, forem coletados dados sobre tempo de atuação, carga horária semanal de trabalho e idade. Para análise dos dados, o teste qui-quadrado foi empregado, com nível de significância de 5%. Resultados: A idade média dos avaliados compreendeu-se em 28,23±6,54 anos, com tempo de atuação e carga horária semanal de trabalho em média de 3,40±3.47 anos e 39,53±15,11 horas, respectivamente. Em relação ao nível de atividade física, 51,6% eram muito ativos, 28,1% ativos e 20,3% insuficientemente ativo A. Quando analisado o nível de atividade física dos professores segundo o sexo (feminino e masculino), idade (<30 anos e >30 anos), tempo de atuação (< 5 anos e > 5 anos) e carga horária semanal de trabalho (<40horas e >40 horas), não foi encontrada diferença estatisticamente significantes entre os grupos. Conclusão: O nível de atividade física dos professores de educação física das academias de Ubá-MG apresentou uma elevada prevalência de muito ativos e ativos.
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