Efeitos da crioterapia de imersão na performance dos atletas do Montes Claros vôlei
Resumo
Objetivo: Investigar e identificar os efeitos da crioterapia na performance dos atletas do Montes Claros Vôlei. Método: A amostra foi censitária constituída pelos atletas contratados pela equipe na temporada 2017/2018. Os testes foram realizados em três etapas. A primeira obteve os valores antes do treinamento (AT), a segunda etapa obteve os resultados depois do treinamento (DT). Nessa mesma foi realizada a crio imersão e os testes para obter os efeitos agudos (EA). Na última etapa, foram realizados os testes para obter o efeito crônico (EC). Resultados: Quando comparada as médias entre o momento de AT e DT, os atletas apresentaram uma redução de desempenho com significância de p: 0,024. Já entre o momento DT e o EA da aplicação da crio imersão, a redução teve significância de p: 0,007. Após isso, a comparação entre AT com o EC, houve uma redução com significância de p: 0,048. Por fim, foi realizada a comparação ente DT com o EC, entretanto a mesma não apresentou diferença significativa. Conclusão: Conclui se que, o uso da crioterapia de imersão, de forma aguda, é ineficiente e contraproducente e houve melhora no desempenho do atleta após o fim de semana de descanso e aplicação da crio imersão.
Referências
-Alves, R.; Hunger, M. Treinamento de potência de membros inferiores para jogadores deVoleibol. Revista Faculdades do Saber. Vol. 2. Num. 4. p. 317-426. 2015.
-Bezerra, J.; e colaboradores. Respostas da Crioterapia na Sensação Subjetiva de dor Muscular após jogo de futebol. Rev Bras Futebol. Vol. 8. Num. 1. p. 54-56. 2015.
-Borges, P. P.; Oltramari, J. D. Lesões em Atletas de Basquetebol e Voleibol. III Congresso De Pesquisa e Extensão DaFSG, I Salão de Extensão & I Mostra Científica. Caxias do Sul-RS. 15 a 17 de setembro de 2015.
-Daniel, D.A.; e colaboradores. Análise da força dos membros inferiores em atletas de voleibol correlacionado ao método dermatoglífico. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 18. Num. 180. 2013.
-Freire, T. R.; e colaboradores. Análise do desempenho físico e do equilíbrio sob influência da crioterapia em atletas de futsal. Revista Brasileira de Medicinado Esporte. Vol. 21. Num. 6. 2015.
-Guareschi, R.R.; Pereira, R.F.; Alves, J.C.C. Avaliação sérica da enzima creatina quinase em jogadores de futebol profissional do interior paulista antes e depois da pré-temporada. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 7. Num. 42. p. 483-488. 2013. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/567/529>
-Lima, A.R.; de Lima, L. C. R.; Assumpção, A. O.; Evangelista, A. L. Dano muscular no voleibol: Estratégias de prevenção e recuperação. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 8. Num. 47. p. 514-526. 2014. Disponível em: <http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/696/621>
-Wassinger, C.A.; e colaboradores. Proprioception and Throwing Accuracy in the Dominant Shoulder After Cryotherapy. Journal of Athletic Training. Vol. 42. Num.1. p. 84-89. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).