Níveis de força de membros superiores de adultos maiores de 50 anos do município de Cacoal/RO
Resumo
O estudo em questão tem como objetivo analisar o perfil de força de preensão manual de homens e mulheres maiores de 50 anos no município de Cacoal-RO. A amostra é composta por 36 homens e 48 mulheres com idade entre 52 e 89 anos que freqüentam a Associação Beneficente dos Idosos de Cacoal toda sexta feira no período da manhã. Analisando os dois grupos separadamente percebe-se que há superioridade na força do grupo masculino comparado ao grupo feminino. Em análise realizada entre as faixas etárias de 50-59, 60-69, 70-79 e 80-89 anos, verificam-se que também há diferença na força entre homens e mulheres. Ainda com relação às faixas etárias foi observado que houve um declínio na força de ambos os gêneros conforme o avanço da idade sendo que esse declínio foi menor nas mulheres.
Referências
- Fenalt, R. C. S.; Shwartz,; G. M. Universidade aberta à terceira idade e à perspectiva de ressignificação do lazer. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. 2003.
- Ferreira, A. P. C. B. e Colaboradores. Influência de um programa de alongamento sobre as variáveis de aptidão física relacionadas à saúde e atitude postural em mulheres idosas. UFG – MG, 2001.
- Florindo, A. A.; Latorre, M. R.; Jaime, M. C.; Tanaka, T.; Zerbini, C. A. F. Metodologia para a avaliação da atividade física habitual em homens com 50 anos ou mais. Rev. de Saúde Pública Vol. 38. Num. 2. 2004. p. 307 – 314.
- Gato, Luiz Vinicius Notaro. Os Efeitos do Treinamento de Força no Sistema Muscular em Pessoas no Processo de Envelhecimento. Sorocaba, 2004.
- Matsudo, S. M.; Matsudo, V. K.R.; Barros Neto, T. L. Perfil do nível de atividade física e capacidade funcional de mulheres maiores de 50 anos de idade de acordo com a idade cronológica. Artigo científico. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Vol. 6. Num. 1, 2001.
- Matsudo, S. M.; e colaboradores. Evolução do perfil neuromotor e capacidade funcional de mulheres fisicamente ativas de acordo com a idade cronológica. Artigo científico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 9. Num. 6. 2003.
- Nieman, D. C. Exercício e saúde. São Paulo. Manole. 1999.
- Raso, V.; Matsudo, S. M. M.; Matsudo, V. K. R. A força muscular de mulheres idosas decresce principalmente após oito semanas de interrupção de um programa de exercícios com pesos livres. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 7. Num. 6. 2001.
- Schneider, Rodrigo Eduardo; Milani, Newton Sanches. Influência do treinamento de força na melhoria da qualidade de vida de idosos. UFV - MG, 2002.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).