Atividades aquáticas e interação social de crianças autistas

  • Bruna Patrí­cia Gomes Ferreira Centro Universitário Social da Bahia-UNISBA, Brasil.
  • Cláudio Luiz da Silva Lima Paz Centro Universitário Social da Bahia-UNISBA, Brasil.
  • Mário César Carvalho Tenório Centro Universitário Social da Bahia-UNISBA, Brasil; Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Brasil.
Palavras-chave: Autismo, Natação, Síndrome de Asperger, Atividade Física, Criança

Resumo

Introdução: O autismo é o transtorno neurológico mais comum que afeta criança, gerando obstáculos no que tange a comunicação, o comportamento e habilidades motoras e surge durante os primeiros três anos de vida. Objetivo: desenvolver uma revisão integrativa de trabalhos que indicam quais as atuais evidências acerca do uso das atividades aquáticas na interação social de crianças autistas. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Tendo sido incluí­do estudos observacionais retrospectivos e prospectivos, ensaios clí­nicos controlados (CCTs), e estudos de caso que investigaram o efeito das atividades aquáticas na interação social de crianças autistas. As buscas foram realizadas nas bases de dados: Pubmed, Scielo, Google Acadêmico. Resultados: Quatro estudos foram incluí­dos para análise qualitativa. Foi demonstrado melhoras no contexto social e redução do comportamento antissocial. Conclusão: Com Base nos dados avaliados, parece haver um efeito positivo para as atividades aquáticas na melhora do comportamento social de crianças diagnosticadas com TEA.

Biografia Autor

Mário César Carvalho Tenório, Centro Universitário Social da Bahia-UNISBA, Brasil; Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Brasil.

Professor do Centro Universitário Social da Bahia - UNISBA e discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. 

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Publicado
2021-05-09
Como Citar
Ferreira, B. P. G., Paz, C. L. da S. L., & Tenório, M. C. C. (2021). Atividades aquáticas e interação social de crianças autistas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(90), 365-371. Obtido de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2032
Secção
Artigos Científicos - Revisão