Efeitos de um programa de exercícios lúdicos na modificabilidade do índice de massa corporal em crianças com excesso de peso e obesidade numa escola da cidade de Maputo-Moçambique: Estudo em alunos de ambos os sexos do Colégio Arco írÍs
Resumo
Introdução: A investigação no âmbito da intervenção focalizada ao controlo do excesso de peso e obesidade é atualmente cada vez mais premente. Contudo, evidências atinentes à realidade contextual de Moçambique são diminutas. Objectivos: averiguar o efeito de um programa de Exercícios Lúdicos (EL) na modificabilidade do Índice de Massa Corporal (IMC). Materiais e Métodos: amostra constituída por 68 crianças de ambos os sexos, com uma idade média de 9.60 ±2.12 anos, divididos em dois grupos, de Experimento (GE) e de Controlo (GC), foram submetidos a um programa de EL administrado no contexto escolar, uma vez por semana, com a duração de 90 minutos por sessão, durante 9 semanas. A classificação de excesso de peso e obesidade obedeceu aos critérios da (OMS, 2006). O peso e a Estatura, para o cálculo do IMC, foram medidos através de uma balança digital com estadiómetro incorporado. Os dados foram analisados estatisticamente no programa SPSS, versão 22.0, para um nível de significância de 0.05, com o recurso à estatística descritiva básica, análise da variância ANOVA, o Bonferroni foi usado para as comparações múltiplas à posteriori. Resultados: o IMC evidenciou um declínio significativo dos seus valores médios ao longo da intervenção em ambos os grupos e sexos (p<0.001), porém com intervenção entre os momentos de avaliação significativa apenas no GE (p=0.053). Conclusão: foi evidente uma variação positiva nos valores de IMC como resultado do programa de EL aplicado, confirmando assim a sua influência na modificabilidade deste indicador de saúde no GE sobretudo nas raparigas.Referências
-Barros, M. A Influência da Publicidade de Alimentos na Obesidade Infantil. Centro Universitário de Brasília. 2015.
-Campos, M. A importância do jogo no processo de aprendizagem. 2011.
-Casazza, K.; Ciccazzo, M. The method of delivery of nutrition and physical activity information may play a role in eliciting behavior changes in adolescents. Eat Behav. Vol. 8. Núm. 1. p.73-82. 2007.
-Cintra, D.; Ropolle, E.; Pauli, J. Obesidade e diabetes: fisiopatologia e sinalização celular. São Paulo. Sarvier. 2011.
-Diouf, A.; e colaboradores. Physical Activity Level and Sedentary Behaviors among Public School Children in Dakar (Senegal) Measured by PAQ-C and Accelerometer: Preliminary Results. Int. J. Environ. Res. Public Health.Vol. 13. p. 2-11. 2016.
-Fairclough, S.J.; e colaboradores. Promoting healthy weight in primary school children through physical activity and nutrition education: A pragmatic evaluation of the CHANGE! randomised intervention study. BMC Public Health. Vol. 13. Núm. 1.2013.
-Farpour-Lambert, N.; Aggoun, Y.; Marchand, L.; Martin, X.; Herrmann, F.; Beghetti, M. Physical activity reduces systemic blood pressure and improves early markers of atherosclerosis in pré-pubertal obese children. In Jam Coll Cardiolv. Vol. 54. Núm. 25. p. 2396-2406. 2009.
-Gomes, B. A importância do brincar no desenvolvimento da criança. Cadernos de educação de infância. Vol. 68. p.45-46. 2010.
-Grydeland, M.; e colaboradores. Effects of a 20-month cluster randomised controlled school-based intervention trial on BMI of school-aged boys and girls: the HEIA study. Br Journal Sports Med. Vol. 48. p.768-773. 2014.
-Hirt Junior, R.C. A importância das atividades Lúdicas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Paraná. 2013.
-Jago, R.; e colaboradores. Healthy intervention: Fitness, physical activity, and metabolic syndrome results. Med Sci Sports Exerc. Vol. 43. Núm. 8. p.1513-22. 2011.
-Ohnston, C.; e colaboradores. Results of an intensive school-based weight loss program with overweight Mexican American children. Int J Pediatr Obes. Vol. 2. Núm. 3. p.144-52. 2007.
-Kaam, D.S.; Rubio, J.A.S.R. A Importância do Jogo na Prática Psicopedagógica. Revista Eletrônica Saberes da Educação. Vol. 4. Núm. 1. p. 1-12. 2013.
-Leite, N.; Milano, G.E.; Cieslak, F.; Lopes, W.A.; Rodacki, A.; Radominski, R.B. Effects ofexercise and nutritional guidance on metabolic syndrome in obese adolescent. Rev Bras Fisioter. Vol. 13. Núm. 1. p. 73-8. 2009.
-Leon, A.D. Reafirmando o Lúdico como Estratégia de Superação das Dificuldades de Aprendizagem. Revista Ibero-americana de Educação. Núm. 56/3. p. 1-15. 2011.
-Lohman, T.; Roche, A.; Martoreli, R. Anthropometric standardization reference manual. Champaign: Human Kinetics Publishers. 1998.
-Lourenço, B.; Queiroz, L.B. Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Rev Med. Vol. 89. Núm. 2. p. 70-5. 2010.
-Monzavi, R.; e colaboradores. Improvement in Risk Factors for Metabolic Syndrome and Insulin Resistance in Overweight Youth Who Are Treated With Lifestyle Intervention. Pediatrics. Vol. 117. Núm. 6. p. 1111-8. 2006.
-Muthuri, S.; e colaboradores. Temporal Trends and Correlates of Physical Activity, Sedentary Behaviour, and Physical Fitness among School-Aged Children in Sub-Saharan Africa: A Systematic Review. Int. J. Environ. Res. Public Health. Vol. 11. p.3328-3359. 2014.
-OMS. Organização Mundial da Saúde. Recomendações globais da actividade física e saúde. Genebra. 2010.
-Poeta, L.; Duarte, M.F.; Giuliano, I.; Mota, J. Interdisciplinary intervention in obese children and impact on health and quality of life. Sociedade Brasileira de Pediatria. Vol. 89. Núm. 5. p. 499-504. 2013.
-Prista, A.; Magaia, S.; Silva-Matos, C.; Damasceno, A. Saúde, estilo de vida e urbanização em Moçambique: problemas e perspectivas. Vol. 1. Núm. 1. 2014.
-Prista, A.; Santos, F.; Mangona, L.; Nhantumbo, L. Pesquisa em Moçambique no domínio da actividade física: uma revisão do estado da arte. Vol. 1. Núm. 2. p. 54-71. Maputo. 2016.
-Rech, G.C.; Roldo, J.G.; Depacco, N.S.; Silveira, V.B.; Oltramari, J.D. Correlação entre a idade e a flexibilidade de escolares de uma escola pública da serra gaúcha. II Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. Caxias do Sul-RS. Maio. 2014.
-Ribeiro, J.M.; Silva, C.S. Preferências lúdicas em contexto pré-escolar: Perspectivas das crianças e dos pais. Dissertação de Mestrado. ISEC. 2015.
-Rocha, M.S.; Pasqual, M.L.; Ferreira, M.C. Brincadeiras no Ensino Fundamental: pistas para a formação de professoras. Educação Real. Vol. 37. Núm. 1. p. 213-231. 2012.
-Rodrigues, L.L.; Bracht, V. As culturas da educação física. Rev. Bras. Cienc. Esporte. Vol. 32. Núm. 1. 2010.
-Santos, F. K. Crescimento, atividade física, desempenho motor e risco cardiometabólico. Um estudo em Portugal e Moçambique. Porto: Tese de Doutoramento. Faculdade de desporto da Universidade do Porto. 2014.
-Silva, N.Z. A importância do Lúdico na Educação Infantil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Medianeira. 2014.
-Schubert, A.; Januário, R.S.B.; Casonatto, J.; Sonoo, C.N. Imagem corporal, estado nutricional, força de resistência abdominal e aptidão cardiorrespiratória de crianças e adolescentes praticantes de esportes. Rev. Paul Pediatr. Vol. 31. Núm. 1. p.71-6. 2013.
-Weineck, J. Treinamento Ideal. Barueri. Ed Manole. 2003.
-WHO. World Health Organization. Obesity: Preventing and Managing the Global Epidemic. Report of a WHO Consultation. Geneva: World Health Organization, 2006
Direitos de Autor (c) 2022 Félix Salvador Chavane, Jose Luis Sousa Manjate, Leonardo Lucio Nhantumbo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).