Perceções dos profissionais de educação física sobre o treino funcional
Resumo
O Treino Funcional é um programa flexível, personalizável, focado no praticante, que envolve movimentos naturais, melhorando a performance, com foco nas atividades da vida diária. A modalidade está suportada na melhoria de aspetos neurológicos que conduzem a capacidade funcional. Apesar desta potencialidade, o que se percebe é o desenvolvimento da modalidade deslocada, com exercícios aleatórios para turmas grandes e heterogéneas em circuitos. Assim, o que pode acontecer é a falta de atenção ao aluno, a prática apoiada no empirismo, elevando a possibilidade de insucesso no programa e a ocorrência de lesões, desistência da atividade e uma possível visão deturpada sobre a modalidade. Sendo assim, o estudo tem como objetivo analisar as perceções de Profissionais de Educação Física com relação ao Treinamento Funcional e os seus condicionantes para a saúde. A trilha cientifica qualitativa foi orientada pelos procedimentos de estudo descritivo-exploratório, a partir de uma entrevista semiestruturada com doze bacharéis em Educação Física atuantes com Treinamento Funcional. Para a compreensão dos dados foi feita uma análise por categorias temáticas. A partir dos resultados, observou-se uma grande variedade de perceções sobre o Treino Funcional, muitas destas fundamentadas pela literatura atual da área, principalmente no que diz respeito aos objetivos da modalidade. No entanto, ao encontrarem as respostas sobre o formato das aulas, poucos inquiridos desenvolvem as aulas de acordo com o que é esperado a partir das respostas dadas anteriormente. Conclui-se que, em muitos casos, as exposições teóricas sobre o Treino Funcional ainda não encontraram o desenvolvimento das aulas de forma prática.Referências
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