Nível de atividade física nas grávidas
Resumo
A pesquisa tem como objetivo verificar os níveis de atividade física das gestantes da cidade de São José do Egito-PE. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo exploratória e de abordagem quantitativa. Participaram 20 grávidas com mais de 18 anos da cidade de São José do Egito-PE, que estavam a realizar o pré-natal no Programa de Saúde Familiar, como instrumento foi utilizado o Questionário de Atividade Física para Grávidas. Os dados recolhidos foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences. Obteve-se como resultados que 30,0% das grávidas se encontravam entre o 1º e o 3º mês de gestação; 30,0% entre o 4º e o 6º mês e 40,0% entre o 7º e o 9º mês. No que diz respeito ao nível de atividade física, pode-se verificar que na maioria das categorias as grávidas da cidade de São José do Egito-PE, estão sedentárias, como por exemplo cuidar de outras pessoas (65,0%), ocupação (80,0 %), desporto/exercício (90,0%) e locomoção (85,0%). As tarefas domésticas e de lazer tiveram um equilíbrio entre sedentárias, ligeira, moderada e vigorosa. Assim, conclui-se que as grávidas se encontram num nível de atividade física classificado como sedentário.Referências
-Amaral, S.P. Atividade física como estratégia de promoção a saúde em gestantes atendidas em um centro de saúde em São Luís-MA. Dissertação de Mestrado. Escola superior de tecnologia da saúde de Coimbra. 2018.
-Brasil. Ministério da saúde. Atividade física. Brasília-DF. 2017. Disponível em: https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica. Acesso em 1/04/2020
-Carvalhares, M. A. B. L. Atividade física em gestantes assistidas na atenção primária à saúde. Revista de saúde pública. Vol. 47. Num .5. 2013. p. 958-67. 2013.
-Costa, D.C.C.O.; Madeira, F.B.; Madeiro, A.P. Percepção do nível de atividade física entre adolescentes grávidas. Adolesc. Saude. Vol. 17. Num. 1. 2020. p. 73-82.
-Coutinho, E.C.; Silva, C.B.; Chaves, C.M.B.; Nelas, P.A.B.; Parreira, V.B.C.; Amaral, M.O.; Duarte, J.C. Gravidez e parto: o que muda no estilo de vida das mulheres que se tornam mães? Rev. esc. enferm. USP. Vol. 48. Num. 2. 2014.
-Gandolfi, F.R.R.; Gomes, M.F.P.; Reticena, K.O.; Santos, M.S.; Damini, N.M.A.V. Mudanças da vida e no corpo da mulher durante a gravidez. Brazilian Jornal of Surgery and Clinical Reserch. Vol. 27. Num. 1. 2019. p. 126-131.
-Justino, B.S.; Pereira, W.M. Efeito do método Pilates em mulheres gestantes - Estudo clínico controlado e randomizado. Publicativo UEPB: Ciências biológicas e da saúde. Vol. 22. Num. 1. 2016. p. 55-62.
-Lima, F.D.; Souza, M.W.; Siqueira, L.O.C. Níveis de atividade física em gestantes no Município de Bebedouro-SP. Revista Educação Física UNIFAFIBE. Vol. 6. 2018.
-Lima, A.P. A importância do exercício físico durante o processo de gestação. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 5. Num. 26. 2011. p. 123-131.
-Loch, M.R.; Lemos, E.C.; Siqueira, F.S.; Facchini, L.A. A revisão da Política Nacional de Atenção Básica e a Promoção da Atividade Física. Revista Brasileira de atividade física e saúde. Vol. 22. Num. 4. 2017. p. 315-318.
-Nova, N.L.V. Nível de atividade física na gravidez e fatores associados. TCC. Universidade Federal do Pará. Castanhal-PA. 2019.
-Oliveira, S. S. M.; Mattos, J. G. S. Benefícios da atividade física no período gestacional. Revista saúde e Educação. Vol. 1. Num. 1. 2016. p. 32-44.
-Sampieri, R.H.; Collado, C.F.; Lucio, M.D.P.B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre. Penso. 2013.
-Santos, A.V.L. Correlação entre o nível de atividade física e as características antropométricas e obstétricas de gestantes com sobrepeso e obesidade. TCC. Faculdade Pernambucana de Saúde. Recife. 2015.
-Silva, F.T. Avaliação do nível de atividade física durante a gestação. Dissertação de Mestrado. Universidade estadual do Ceará. Fortaleza. 2007.
-Souza, V.A.; Mussi, R.F.F.; Queiroz, B.M. Nível de atividade física de gestantes atendidas em unidades básicas de saúde de um município do nordeste brasileiro. Caderno Saúde coletiva. Vol. 27. Num. 2. 2019. p. 131-137.
-Surita, F.G.; Nascimento, S.L.; Silva, J.L.P. Exercício físico e a gestação. Revista brasileira de ginecologia e Obstetrícia. Vol. 36. Num. 12. 2014. p. 531-534.
-Tavares, J. S.; Melo, A.S.O.; Amorim, M.M.R.; Ramos, V.O.; Benício, M.H.A.; Takito, M.Y.; Cardoso, M.A.A. Associação entre o padrão de atividade física materna, ganho ponderal gestacional e peso ao nascer em uma coorte de 118 gestantes no município de campina grande, nordeste do brasil. Revista associação médica brasileira. Vol. 55. Num.3. 2009. p. 335-41.
Direitos de Autor (c) 2023 Alana Simões Bezerra, Carolaine Rocha da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).