Desempenho motor em escolares de 8 e 10 anos
Resumo
Diferenças no desempenho motor entre os gênerossão atribuídas a fatores biológicos e ambientais. Contudo, a magnitude relativa de um ou outro fator precisa ser sistematicamente investigada de forma mais ampla e aprofundada. No presente estudo, procurou-se analisar os níveis de desempenho motor em 78 escolares (35 meninos e 43 meninas), pertencentes a uma instituição privada de ensino em Hortolândia, SP. Para tanto, uma bateria de testes foram aplicados para avaliação do desempenho motor a partir de indicadores de flexibilidade e potência muscular em membros inferiores de acordo com referenciais relacionados à saúde propostos pelo Proesp-Br. Para o tratamento estatístico foi utilizado o Wilcoxon Matched Pairs Test, bicaudal por dois fatores: gêneroe gêneroversus idade com valor de referência significativa (p<0,05). Em relação à flexibilidade não foi verificada nenhuma interação entre o gêneroe idade (p<0,05) bem como, o efeito da idade não foi confirmado significância (p<0,05), contrariando os relatos documentados na literatura. Quanto à potência muscular, foi verificado o efeito da idade (p<0,05) em ambos os gêneros quando comparado os grupos ≤ 8 e ≥ 10 anos, bem como da interação entre o gêneroe a idade (p<0,05) para faixa etária ≥ 10. Os níveis de potência muscular em favor dos meninos corroboram com os dados registrados na literatura. Por outro lado,46,15% das meninas de 9 anos e 35,7% das meninas de ≥10 anos obtiveram escores abaixo da média de aptidão (flexibilidade) preditas pelo Proesp-Br.
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