Análise de um programa de agilidade para atletas de handebol de Fraiburgo-SC

  • Felipe de Almeida Gutierrez Universidade Gama Filho. Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio
  • Márcio Eidi Sato Universidade Gama Filho. Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio
  • Antonio Coppi Navarro Universidade Gama Filho. Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Agilidade, Handebol, Flexibilidade, Shuttle Run

Resumo

A agilidade é um fundamento importante para o Handebol, pois, exige muito deslocamento na quadra de esporte. A melhoria dessa agilidade no atleta ocasiona resultados positivos na prática do esporte. Através de um programa de treinamento que envolva o desenvolvimento da agilidade e da velocidade favorece a performance dos atletas no desempenho desse esporte. Tendo por objetivo identificar o efeito de um Programa de Agilidade a ser aplicado em jovens, tomou-se por experimento, atletas do gêneromasculino na faixa etária entre 14 e 17 anos, que atuam na modalidade de Handebol, em Fraiburgo, Santa Catarina. O protocolo de Shutlle Runfoi utilizado visando proporcionar um treinamento físico específico de agilidade, que envolveu a velocidade do atleta até tornar possível a comparação de dados de pré e pós-testes dos mesmos. Para a análise da pesquisa adotou-se o teste“t” Student e, também, o programa de média e desvio padrão. Após a realização do pré-testes foram realizadas várias atividades específicas segundo referências técnicas como parte de um treinamento ocorrido três vezes por semana durante três meses. Ao mesmo tempo os atletas realizavam outros tipos de exercícios como de deslocamento lateral, zig-zag em cones com ou sem bola, tiros de velocidade de 15/20 metros. Então foi aplicado o pós-teste que permitiu mensurar a melhora na agilidade por parte dos sujeitos. Com isso a pesquisa experimental quantitativa alcançou seu objetivo junto aos atletas visto que os resultados advindos de um programa de treinamento apontaram uma significativa melhora da agilidade desses atletas.

Referências

-Bayer, C. Técnica del balonmano: la formación del jugador. Barcelona, Espanha: Ed. Hispano Europea, 1987.

-Barbanti, V.J. Treinamento físico: bases científicas. 5. ed. São Paulo: CLR Balieiro, 2003.

-Bompa, T.O. Treinamento total para jovens campeões. Tradução de Cássia Maria Nasser. Revisão Científica de Aylton J. Figueira Jr. Barueri: Manole, 2002.

-Bompa, T.O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. São Paulo: Phorte, 2001.

-Colégio Americano de Medicina Esportiva–CAME. Guia para teste de esforço e prescrição de exercício. Rio de Janeiro: MEDSI, 1987.

-Cunha, F.A. Estudo do treinamento físico aplicado à categoria juvenil (sub-17) em equipes de futebol do Estado de São Paulo. Dissertação de Mestrado -Universidade de Guarulhos, Guarulhos, SP, 2003.

-Dantas, E.E.M. A prática da preparação física. 5. ed., Rio de Janeiro: Shape, 2003.

-Glaner, M.F. Morfologia de atletas pan-americanos de handebol adulto masculino. Dissertação de Mestrado -Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria, 1996.

-Kasler, H. Handebol: do aprendizado ao jogo. Prática 2. São Paulo: Ao Livro Técnico, 1987.

-Klein, C.M.O.; Fernandes Filho, F. Relação entre a Dermatoglifia, as Qualidades Físicas e o Nível Maturacional de Escolares adolescentes de ambos os gêneros. Fitness & Performance Journal. Vol. 2. Num. 6. 2003. p. 321-329.

-Kerlinger, F.N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1979.

-Marques, A.T. A importância dos parâmetros antropométricos e das qualidades físicas no rendimento. Setemetros. Vol. 5, 1987.

-Martini,K. Andebol: técnica -tática -metodologia. Trad. de Ana Prudente. Portugal: Publicações Europa-América Ltda, 1980.

-Matveev, L. El entrenamiento deportivo y su organizacíon. Roma: Escuela de Deportes, 1981.

-Ruiz, L.; Rodríguez, J.E. Estudio del somatotipo en jugadoras de balonmano por puestos y categorias. In: Vasques e Colaboradores. Morfologia de atletas de handebol: comparação por posição ofensiva e defensiva de jogo. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd81/handebol.htm>. Acesso em abr/2010.

-Weineck, J. Biologia do Esporte. Tradução de Anita Viviani. São Paulo: Manole, 1999. Cap. 5.

Publicado
2012-01-12
Como Citar
Gutierrez, F. de A., Sato, M. E., & Navarro, A. C. (2012). Análise de um programa de agilidade para atletas de handebol de Fraiburgo-SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(27). Obtido de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/325
Secção
Artigos Científicos - Original