Respostas cardiovasculares agudas promovidas pelo estresse quando utilizamos o corrimão superior do ônibus como um dos pontos de sustentação na viagem em pé

  • Adauto Luis Moreira Mascarenhas Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciatura em Educação Fí­sica - Faculdade Social da Bahia
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Pressão arterial, Frequência cardíaca, Respostas agudas, Contração isométrica

Resumo

Objetivo: Avaliar a freqüência cardíaca, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, como respostas cardiovasculares agudas ao estresse físico devido à contração isométrica de membro superior, provocado pela viagem de ônibus em pé, utilizando o corrimão superior como um dos pontos de sustentação. Material e Métodos: nove homens e onze mulheres, com (22,8 ± 3,0 anos; 169,6 ± 6,3 cm de estatura; 63,6 ± 8,1 Kg) cumpriram um percurso em ônibus coletivo urbano, onde tiveram aferidas a freqüência cardíaca, pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, no ponto inicial - repouso (NO PONTO 1), no percurso do ônibus (DURANTE 1, 2, 3) e ao descer do ônibus - repouso (NO PONTO 2). Resultados: Todas as variáveis estudadas (Pressão Arterial Sistólica, Pressão Arterial Diastólica e Freqüência Cardíaca, respectivamente) elevaram-se entre as etapas NO PONTO 1 e DURANTE 1 (17%, 20% e 19%), mantiveram tendência de estabilidade no nível superior em DURANTE 1, 2 e 3 (<1%, 2% e 2%), e retornaram conjuntamente a níveis inferiores entre as etapas DURANTE 3 e NO PONTO 2 (-10%, -11% e -13%). Conclusão: A performance das respostas cardiovasculares agudas à contração isométrica observada possibilita diversas ações no campo da prevenção à saúde coletiva.

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Publicado
2011-12-10
Como Citar
Mascarenhas, A. L. M., & Navarro, A. C. (2011). Respostas cardiovasculares agudas promovidas pelo estresse quando utilizamos o corrimão superior do ônibus como um dos pontos de sustentação na viagem em pé. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 1(4). Obtido de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/37
Secção
Artigos Científicos - Original