As contribuições da prática sistemática da capoeira no desenvolvimento psicomotor de meninos com 06 e 07 anos de idade do município de Caçador - SC
Resumo
Objetivo: Verificar as contribuições da prática sistemática da capoeira no desenvolvimento psicomotor de meninos com 06 e 07 anos de idade. Método: Estudo transversal, com 20 (vinte) voluntários masculinos, idades entre 6 e 7 anos (dez praticantes de capoeira a pelo menos seis meses (grupo capoeira) e os outros dez não praticantes de capoeira (grupo controle)). Para mensurar o nível da coordenação corporal, foi utilizado o Teste KTK (Körperkoordination Test Für Kinder). Resultados: o grupo controle obteve nível Bom de coordenação. Já o grupo capoeira, alcançou o nível Alto, sendo superior em todos os critérios em relação ao grupo controle, diferenças confirmadas com teste t de student (p<0,05). Conclusão: a hipótese foi confirmada, indicando que a prática sistemática da capoeira melhora o nível de coordenação corporal de seus praticantes.
Referências
-Falcão, J.L.C. A escolarização da Capoeira. Brasília/DF. ASEFE, Royal Court. 1996.
-Filho, R.A.D.; Schuller, J.A.P.; A capoeira como instrumento pedagógico no Aprimoramento da coordenação motora de Pessoas com síndrome de down. Pensar a Prática, Goiânia. Vol. 13. Num. 2.p. 121, maio/ago. 2010.
-Gorla, J.I.; Araújo, P.F. Avaliação motora em educação física adaptada. Phorte, 2007.
-Gorla, J.I.; Lifante, S.M.; Souza, N.A. Análise da Tarefa Saltos Laterais, da Bateria K.T.K., em Pessoas com Deficiência Mental. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP. Vol. 8. Num.11, 2007.
-Moraes, A.J.P.; Ramos, M.; Reis, M.R.; A atuação dos profissionais de educação física de Caçador/SC nas lutas no ambiente escolar. Ênfase na capoeira. Monografia de graduação em educação física. Caçador/SC. 2006.
-Moraes, J.M.; NACIF, C. Comparação da influência da Capoeira na coordenação motora de escolares. Lecturas, Educación Física y Deportes. Buenos Aires. Num. 137. p. 1-5. 2009.
-Mota, A.P.; Pereira, J.S.; Waissman, F.Q.B. Repercussões da capoeira sobre o equilíbrio e coordenação motora de crianças com paralisia cerebral espástica. Revista Brasileira de Fisioterapia. Vol. 10. Num. 5. p. 349-353. 2009.
-Neira, M.G. Educação Física: Desenvolvendo Competências. São Paulo. Phorte.2003.
-Neto, P.C.O. O perfil dos escolares da educação infantil, praticantes de capoeira, em relação às variáveis psicomotoras Trabalho de conclusão de curso de educação física, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Campus Uruguaiana. 2007.
-Ramos, G.N.S.; Ferreira, L.A. Parâmetros curriculares nacionais: educação física e saúde. Corpoconsciência, Santo André, Vol. 5. p. 55-63, 2000.
-Santos, A.O. Capoeira: Arte/Luta Brasileira. Cascavel PR: Imprensa Universitária, 1993.
-Thomas, J.; Nelson, J. Research Methods in Physical Activity, Urbana, Human Kinetics, 1996.
-Zulu Mestre, Idiopráxis de Capoeira. Brasília, "o autor" 1995.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).