Análise comparativa da composição corporal e aptidão fí­sica entre estudantes não atletas e atletas escolares da categoria handebol infantil feminino campeãs regional do Alto Sertão do Pajeú de Pernambuco

  • Antonio Carlos Gomes Martins Universidade Gama Filho (UGF)
Palavras-chave: Antropometria, Aptidão física, Handebol, Composição corporal

Resumo

Este trabalho visa coletar dados antropométricos, avaliar, comparar e demonstrar as aptidões físicas de estudantes não atletas e atletas de uma equipe escolar da categoria infantil feminino, campeã dos jogos escolares regionais do alto sertão do pajeú, estado de Pernambuco. Vendo que, o handebol tem grande expressividade cultural nessa região, principalmente no gênero feminino, onde há um grande envolvimento por parte das estudantes; foi dai que despertou o interesse do pesquisador para a realização de um estudo dentro da modalidade, categoria e gênero. Foram estudadas 10 estudantes não atletas e 10 jogadoras de handebol de com idades entre 15 e 17 anos e que fazem parte de uma escola estadual do estado de Pernambuco. No entanto para coleta dos dados e melhor estimavas dos resultados, procuramos realizar a avaliação da composição corporal e testes da aptidão física em três etapas e em dias diferentes, o que julgamos em conjunto ser mais viável, de acordo com o tempo e disponibilidade das atletas, do treinador e do pesquisador. Dessa forma, na I etapa–realizamos a avaliação da composição corporal de todas, coletamos medidas como: Peso, Altura, Dobra Cutânea e Circunferência. II etapa –aplicamos os testes de impulsão vertical e arremesso de medicine-ball, para estimar a força dos membros inferiores e superiores, respectivamente. III etapa –aplicamos o teste de ida-e-volta yô-yô-test para avaliar a potência aeróbia. O principal objetivo deste trabalhoédemonstrar dados importantes de como se apresentam os níveis de aptidões das atletas escolares de handebol da categoria infantil feminino comparados com estudantes não atletas.

Referências

-Bompa, T. O. Periodização: teoria e metodologia do treinamento. Phorte. 2002.

-Charro, M. A.; Bacurau, R. F. P.; Navarro, F.; PontesJ. F. L. Manual de avaliação de física. Phorte. 2010.

-Chiarelli, G.; Ulbrich, A. Z.; Bertin, R. L. Composição corporal e consumo alimentar de adolescentes da rede pública de ensino de Blumenau (Brasil).Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. Vol. 13. Núm. 4. 2011.

-Dechechi, C. J.; e colaboradores. Estudo dos efeitos de temporada de treinamento físico sobre a Performance de uma equipe de handebol feminino sub-21.Rev Bras Med Esporte. Niterói. Vol. 16. Núm. 4. 2010.

-Dias, R. M. R.; e colaboradores. Influência do processo de familiarização para avaliação da força muscular em testes de 1-RM. Rev Bras Med Esporte. Niterói. Vol. 11. Núm. 1. 2005.

-Felicissimo, C. T.; e colaboradores. Respostas neuromusculares dos membros inferiores durante protocolo intermitente de saltos verticais em voleibolistas. Motriz. Vol. 18. Núm. 1. 2012.

-Florindo, A. A.; e colaboradores. Desenvolvimento e validação de um questionário de avaliação da atividade física para adolescentes. Rev. Saúde Pública. Vol. 40. Núm. 5. 2006.

-Heyward, V. H.; Stolarczyk, L.M. Avaliação da composição corporal Aplicada. Manole 2000.

-Jackson, A. S.; Pollock, M. L. Generalized equations for predicting body density of women. Medicine andscience in sports and exercise. Vol. 12. p. 175-82. 1980.

-Léger, L. A.; Mercier, D.; Gadoury, C.; Lambert, J. The multistage 20 metro shuttle run test for aerobic fitness. J Sports Sci. Vol. 6. p. 93-101. 1988.

-Massuca, L.; Fragoso, I. Do talento ao alto rendimento: indicadores de acesso à excelência no handebol. Rev. bras. educ. fís. Esporte. Vol. 24. Núm. 4. 2010.

-Siri, W.E. Body composition from fluid spaces and density: analysis of methods. In: Brozek, J. Henschel, A. editors. Techniques for measurening body composition. Wachington. National Academy on Science. p. 223-44. 1961.

-Souza, J.; e colaboradores. Alterações em variáveis motoras e metabólicas induzidas pelo treinamento durante um macrociclo em jogadores de handebol. Rev Bras Med Esporte. Niterói. Vol. 12. Núm. 3. 2006.

-Tritschler, K. A. Medida e Avaliação em Educação Física e Esportes de Barrow & McGee. Manole. 2003.

-Wilmore J. H.; Costill D. L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. São Paulo: Ed. Manole, 2001.

Publicado
2013-01-23
Como Citar
Martins, A. C. G. (2013). Análise comparativa da composição corporal e aptidão fí­sica entre estudantes não atletas e atletas escolares da categoria handebol infantil feminino campeãs regional do Alto Sertão do Pajeú de Pernambuco. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(37). Obtido de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/491
Secção
Artigos Científicos - Original