Aspectos fisio-cognitivos com a utilização da torre de Hanói no ensino fundamental
Resumo
A presente pesquisa consiste na aplicação e estudo da torre de Hanói para caracterizar o nível de ação e o nível de compreensão deste jogo. Participaram 10 estudantes de 13 a 15 anos do sexo feminino. Os dados coletados foram através de registro dos números de movimentos, tempo em segundo, erros e de respostas de 03 questões. A partir do desenvolvimento intrinsecamente fisiológico e intelectual dos sujeitos estudados pode-se afirmar que existe uma grande distância a praticidade em executar uma determinada tarefa e a sua compreensão, para que possa haver produção intelectual resultando em pensamento.Podendo melhorar o comportamento planejado e intencional usado para a solução de uma tarefa, refletindo o nível estratégico do sujeito. Os resultados sugerem que houve efeito de aprendizagem da ação, mas não houve aprendizagem da compreensão.
Referências
-Carreher, T.N. O método clínico: usando os exames de Piaget. Vozes, Rio de Janeiro.1983.
-Macedo, L. Torre de Hanói e construção do conhecimento. Psicol. USP. Vol. 2. Núm. 1-2. 1991.
-Ortega, A.C.; e colaboradores. O jogo Torre de Hanói em um contexto psicogenético. Acta Scientiarum. Vol. 24. Núm. 1. p. 151-158. 2002.
-Resende, A.C.R.; Ortega, A.C. Área profissional e processo da tomada de consciência. Arq. bras. psicol. Vol. 60. Núm. 2. 2008.
-Piaget, J. Intellectual evolution from adolescence to adulthood. Human Develop, Genève. Núm. 15. P. 1-12. 1972.
-Sant'Anna, B.A.; e colaboradores. Torre de Hanói: proposta de utilização do instrumento para sujeitos de 13 a 16 anos. Psicol. hosp. Vol. 5. Núm. 2. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).